Por que a seleção italiana joga de azul?

Nenhuma cor está mais associada ao esporte italiano do que o azul, apesar de seu tricolor ser composto por verde, branco e vermelho


Por Esportes em Debate

8 de fevereiro de 2024

Parceria Editorial

Logo Parceiro Escolha o parceiro
Por que a seleção italiana joga de azul? (Foto: Biser Todorov / Wikimedia Commons)

A tradicional bandeira nacional italiana é verde, branca e vermelha, mas existem dúvidas sobre o motivo da seleção italiana não usar essas cores em seu uniforme. É comum as nações usarem as cores da bandeira no uniforme, pelo menos até certo ponto, mas a Itália se destaca com a sua camisa azul.

Por que os italianos usam azul?

A escolha do azul de Savóia remonta às Cruzadas, onde em 1366, o Conde de Savóia decidiu que queria uma bandeira azul na sua frota de galeras que partiam, e a cor rapidamente ficou ligada à linhagem.

Na verdade, inicialmente, a seleção italiana parecia indecisa sobre que cor escolher e, durante os primeiros jogos, a Itália jogou de branco. Existem várias razões plausíveis para esta escolha, e talvez nunca saibamos a verdadeira história, mas uma das razões é que a Federação Italiana de Futebol não conseguiu se decidir por uma cor. Outro motivo foi o fato da tinta ser bastante cara, então usar um kit de futebol branco seria um pouco mais barato do que um colorido.

Depois de duas partidas contra Hungria e França, a Itália mudou sua camisa para o azul de Savóia. O kit continuaria sendo uma grande parte da identidade da seleção italiana de futebol até os dias atuais.

No entanto, durante algum tempo, durante a década de 1930, o time foi forçado a usar um uniforme de futebol preto, influenciado pelo ditador fascista Benito Mussolini. Felizmente, esta mudança de cor durou pouco e, com o nascimento da República Italiana em 1946, a camisa azul foi reintegrada. O distintivo da camisa italiana exibiu, de 1910 a 1946, o emblema da Casa de Savóia. Isto foi alterado com a abolição da monarquia em 1946 e substituído pelo Tricolore, as três cores da bandeira italiana.

Vitórias da Azzurri na Copa do Mundo

A primeira Copa do Mundo dos italianos em 1934 foi um sucesso, com a Itália defendendo o título quatro anos depois, em 1938. A seleção nacional passou por várias décadas difíceis antes de vencer sua terceira Copa do Mundo na Espanha, em 1982. Essa terceira vitória levou a uma mudança no desenho do escudo da camisa italiana. Onde antes a palavra Itália estava acima do brasão, três estrelas substituíram-na agora para comemorar as três vitórias.

Em 2006, a Itália venceu a sua quarta Copa do Mundo, desta vez em solo alemão, e acrescentou uma quarta estrela ao escudo. A Itália é de longe uma das nações mais bem-sucedidas a competir em uma Copa do Mundo, ficando em segundo lugar com a Alemanha em quatro títulos, e apenas um atrás do Brasil, que venceu a competição cinco vezes.

A Itália também foi vice-campeã da Copa do Mundo duas vezes, uma vez em 1970, e mais famosa nos EUA em 94, onde perdeu nos pênaltis para o Brasil, com a lenda italiana Roberto Baggio perdendo o pênalti vital para a Itália.

Legado da seleção italiana

A seleção italiana de futebol não é a única seleção italiana a vestir o azul; as seleções nacionais masculina e feminina de rúgbi também usam azul, assim como a seleção feminina de futebol. Cada seleção nacional é conhecida como Azzurri, independente do esporte que pratique, o que une todas as modalidades.

O uniforme visitante italiano é branco, em homenagem aos poucos jogos de 1910 e 1911, onde jogou todo de branco. Tal é a importância da cor para os italianos, a sua honra à monarquia italiana e o desejo de recordar a história italiana desde as Cruzadas, que é improvável que a Itália alguma vez mude as suas cores nacionais.