O número de acordos de patrocínio em esportes profissionais femininos aumentou mais de 22% na temporada de 2023/24, de acordo com o último relatório Women in Sports Marketing Partnerships da SponsorUnited.
Segundo o levantamento, a Ladies Professional Golf Association (LPGA) lidera todas as propriedades esportivas femininas com 1.100 acordos de patrocínio, aumentando seu total em 25% em relação ao ano anterior. Enquanto a Women’s Tennis Association (WTA) registrou o maior aumento anual entre todas as propriedades, aumentando seu total de negócios em 34 por cento.
Em relação às marcas patrocinadoras, a Gatorade é a marca mais ativa em termos de patrocínios de ligas esportivas femininas, com 51 acordo. Já em relação às atletas, a esquiadora norte-americana Mikaela Shiffrin e a recentemente aposentada goleira do Angel City FC, Brittany Isenhour, tiveram o maior número de acordos individuais, com 33 cada.
O crescimento nos acordos de patrocínio se deve principalmente ao aumento da cobertura midiática e da audiência dos esportes femininos. O que despertou o interesse de marcas dispostas a se envolver e firmar parcerias com times, atletas e ligas.
A LPGA e a WTA tornaram-se agora as duas primeiras propriedades esportivas profissionais femininas a ultrapassar 1.000 acordos de patrocínio cada, enquanto a Women’s National Basketball Association (WNBA) acumulou mais de 500 parcerias pela primeira vez.
A expectativa é de que o número de acordos de patrocínio continue a crescer, à medida que mais propriedades esportivas femininas, como a National Women’s Soccer League (NWSL) e a recém-formada Professional Women’s Hockey League (PWHL), estão obtendo maior visibilidade através do aumento da exposição midiática graças às parcerias de transmissão recentemente acordadas.
Engajamento publicitário em eventos esportivos femininos
As semifinais e finais femininas de Wimbledon de 2023 geraram o maior engajamento publicitário de todos os eventos esportivos femininos em 2023, de acordo com um relatório da EDO, empresa especialista em medição de publicidade televisiva.
O Grand Slam de Wimbledon foi 53% mais eficaz na geração de envolvimento do consumidor do que a média do horário nobre, sendo 2% mais eficaz do que os últimos quatro jogos femininos do US Open. Enquanto a New Balance obteve maior engajamento e foi 303% mais eficaz do que a média das anunciantes de esportes femininos.
De acordo com o relatório, três dos quatro Grand Slams de tênis feminino geraram mais engajamento publicitário do que a média do horário nobre, com a temporada de basquete feminino da National Collegiate Athletic Association (NCAA) de 2023/24 também alcançando esse feito.
Notícias relacionadas
Neymar Jr. é o jogador que mais movimentou dinheiro em transferências na história
15 de setembro de 2024