Após a conclusão de uma movimentada janela de transferências e o início da temporada 2023/24 no futebol europeu, Football Benchmark apresentou a sua última atualização sobre os jogadores e elencos mais valiosos do futebol mundial. Desde a última atualização, em julho deste ano, não houve nenhuma grande mudança no top 10 de jogadores, com a permanência de Erling Haaland (196 milhões de euros) como o jogador mais valioso do mundo. A estrela norueguesa conseguiu não só manter o primeiro lugar, mas também aumentar a diferença para os restantes e para o segundo colocado, Kylian Mbappé (168 milhões de euros), em particular.
O atacante francês de 24 anos tem menos de um ano de contrato com o Paris Saint-Germain FC, o que diminui significativamente seu valor atual no mercado, segundo a Football Benchmark, uma vez que ele estará livre para negociar com qualquer clube a partir de janeiro. Por enquanto, Mbappé ainda conseguiu manter o segundo lugar, mas a dupla do Real Madrid formada por Vinícius Junior (164 milhões de euros) e Jude Bellingham (154 milhões de euros) poderá ultrapassá-lo em breve no ranking. Entre os 10 primeiros, apenas o Bellingham se transferiu para outro clube na última janela.
Jogadores em ascensão
Entre os jogadores que conseguiram aumentar o seu valor durante os primeiros meses da temporada, a organização destacou a dupla do Brighton & Hove Albion FC, Mitoma e Ferguson, que não só conseguiu entrar no top 100, como também está entre aqueles que registaram os maiores aumentos de valor desde julho (excluindo aqueles que assinaram um novo contrato ou foram transferidos para outro clube). Curiosamente, seis ligas e nove nacionalidades diferentes aparecem na lista dos maiores aumentos de valor, apresentando uma distribuição diversificada de talentos. Confira abaixo a lista completa:
Os jogadores mais valiosos da próxima geração
Na categoria sub-21, o crescimento de valor dos jovens talentos torna-se mais evidente: pela primeira vez, todos os 10 primeiros estão avaliados acima de 60 milhões de euros. Liderada pelo mais novo astro do Real Madrid, o inglês Jude Bellingham, a lista conta com duas caras novas em relação a julho: Xavi Simons e Evan Ferguson. Com exceção de António Silva, do Benfica, todos os presentes na lista jogam por clubes de uma das “cinco grandes” ligas europeias.
Os elencos mais valiosos do mundo
Após a conclusão da última janela de transferências, existem agora nove clubes que possuem um plantel avaliado em mais de um bilhão de euros – um a mais do que em Julho, quando o Manchester United se juntou a este grupo. Segundo a Football Benchmark, há uma queda considerável após o top 10, com a equipe do RB Leipzig ocupando o 11º lugar, avaliada em 651 milhões de euros.
O Manchester City ainda lidera o ranking com larga vantagem, já que é o único clube com um plantel acima de 1,2 bilhão de euros. Eles são seguidos por Arsenal, Real Madrid e Paris Saint-Germain – apenas 21 milhões de euros separam estes três em termos de valor atual do elenco. Já o Barcelona caiu cinco posições após uma janela de transferências limitada por restrições financeiras. O Barça investiu apenas 3 milhões de euros em taxas de transferência, ao mesmo tempo que gerou mais de 100 milhões de euros com as vendas de nomes como Dembélé, Antoine Griezmann e Kessié. No total, o valor do seu plantel diminuiu mais de 160 milhões de euros em comparação com julho.
Quase metade da Premier League (9 clubes) ostenta um valor agregado de elenco superior a 500 milhões de euros. Existem apenas 10 desses clubes nas principais divisões alemã, espanhola, italiana e francesa, o que mais uma vez ressalta o poder financeiro da liga inglesa.
Investimentos sauditas refletem na valorização dos elencos
A maior história da janela de transferências de verão foi a onda de gastos da Saudi Pro League, alimentada por financiamento estatal e pela ambição do país de possuir uma liga global de ponta. Isto é destacado de forma proeminente pelos aumentos de valor do plantel; três clubes sauditas estão entre os 10 primeiros em crescimento desde julho: Al-Ahli, Al-Hilal e Al-Nassr. Ao nível da liga, as equipes dos 16 clubes sauditas da primeira divisão valem agora um total combinado de 1,04 bilhão de euros (+148% em relação a julho).
A outra liga que aparece com destaque neste ranking é – sem surpresa – a Premier League. Curiosamente, foram os clubes que procuram vagas para a Liga Europa da UEFA (Aston Villa, West Ham United) ou que desejam evitar o rebaixamento (Nottingham Forest, Bournemouth, Burnley) que mais aumentaram o valor do seu plantel e foram os mais ativos no mercado de transferências desde a última data de avaliação.
Uma das maiores surpresas do futebol europeu na nova temporada, o Girona, também está presente no ranking, aumentando o valor do seu elenco em cerca de 55 milhões de euros desde julho. O clube é um excelente exemplo de como aumentar o valor de um plantel sem grandes investimentos no mercado de transferências, já que nenhuma das suas contratações custou mais de 8 milhões de euros. Graças a algum investimento inteligente e a uma fantástica exibição em campo, eles não só estão atualmente em segundo lugar na LaLiga, mas também podem aumentar o valor do seu plantel em 72% num curto espaço de tempo.
Premier League domina crescimento anual no valor dos elencos
Também é interessante observar a dinâmica de mudança de valor do elenco ao longo de um período de tempo mais longo, comparando os números atuais com a situação de um ano atrás (outubro de 2022). Nessa análise, o Arsenal não está apenas no topo do ranking, mas também apresenta um dos maiores crescimentos anuais de valor do elenco de todos os tempos. Para colocar isto em perspectiva, o ganho de 446 milhões de euros dos Gunners ao longo de um ano é superior ao valor atual do elenco de quase todos os clubes do mundo, com exceção de apenas 22.
Mais uma vez, os clubes da Premier League têm uma forte presença no topo: os clubes da liga aumentaram o valor combinado dos seus elencos em mais de 1,2 bilhão de euros durante o ano passado, reforçando a noção de que já são a maior liga da Europa. Em contraste, o valor agregado do plantel dos clubes da Bundesliga alemã diminuiu ligeiramente durante o mesmo período.
Notícias relacionadas
Neymar Jr. é o jogador que mais movimentou dinheiro em transferências na história
15 de setembro de 2024