O que são os Jogos da Commonwealth?

Enquanto outros jogos ao redor do mundo foram baseados em fatores geográficos ou climáticos, como os Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos de Inverno, os Jogos da Commonwealth foram baseados na história


Por Esportes em Debate

1 de fevereiro de 2024

Parceria Editorial

Logo Parceiro Escolha o parceiro
O que são os Jogos da Commonwealth? Rainha Elizabeth II nos Jogos da Commonwealth de 1974 (Foto: Archives New Zealand / Flickr)

O conceito de um evento esportivo da Commonwealth unida tem sido falado entre as nações da Commonwealth desde o renascimento dos Jogos Olímpicos. Já falamos sobre a não existência de uma seleção britânica regular, no entanto, uma competição esportiva reunindo os membros do Império Britânico foi proposta pela primeira vez pelo Reverendo Astley Cooper em 1891, quando ele escreveu um artigo sugerindo um “Concurso e Festival Pan-Britânico-Pan-Anglicano a cada quatro anos como forma de aumentando a boa vontade e a boa compreensão do Império Britânico”.

Uma celebração real

Os Jogos da Commonwealth de Birmingham 2022 foram a joia nas celebrações da família real britânica. O primeiro evento esportivo formal da Commonwealth também foi realizado durante uma importante ocasião real.

Embora os jogos da Commonwealth sejam assistidos, celebrados e apreciados em todo o mundo a cada quatro anos e sejam até conhecidos como “jogos amistosos”, investigar a história por trás dos jogos esclarece as razões mais políticas de sua existência.

Em 1911, delegações de Austrália, Canadá e Nova Zelândia desembarcaram na Grã-Bretanha para uma competição realizada no Crystal Palace, no sul de Londres, como parte das celebrações da coroação do rei George V.

Mesmo assim, a ideia de tal competição não era nova. Vinte anos antes, em outubro de 1891, John Astley Cooper escreveu a várias revistas e jornais para sugerir um “Festival Pan Britannic” para aumentar a boa vontade e o bom entendimento no que era então chamado de Império Britânico.

Os Jogos do Império Britânico

Em 1914, ocorreu a Grande Guerra, encerrando os jogos até 1928, quando os Jogos Olímpicos estavam em andamento em Amsterdã. “Bobby” Robinson, uma pessoa importante no atletismo canadense, foi apontado como um dos pioneiros dos jogos. Ele apresentou seu caso e os primeiros Jogos oficiais da Commonwealth, também conhecidos como Jogos do Império Britânico, foram realizados no Canadá em 1930, em Hamilton, Ontário.

Os primeiros Jogos aconteceram com 400 atletas de 11 países da Commonwealth, e US$ 30.000 foram doados para despesas de viagem pela cidade de Hamilton. Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda apoiaram politicamente os jogos e foram considerados times fortes e, portanto, enviados para o Canadá.

Equipes da Austrália, Nova Zelândia, Bermudas, Guiana Britânica, Terra Nova e África do Sul também competiram. Os eventos nestes jogos incluíam atletismo, boxe, natação, remo, luta livre e boliche. Esses jogos foram vistos como amistosos e a federação não atribuiu pontos. No entanto, era apropriado que a Grã-Bretanha ocupasse a posição principal.

A continuação dos Jogos da Commonwealth

Os primeiros Jogos em Hamilton, em 1930, foram um sucesso e proporcionaram incentivo suficiente para continuar. Desde 1930, os Jogos da Commonwealth aconteciam quadrienalmente, excluindo 1942 e 1946, quando a Segunda Guerra Mundial interrompeu a ordem normal.

Entre 1930 e 1950, os Jogos da Commonwealth eram conhecidos como Jogos do Império Britânico. Então, um novo nome de Jogos do Império Britânico e da Commonwealth foi dado ao evento em 1962. De 1966 a 1974, os jogos foram chamados de Jogos da Commonwealth Britânica. E desde 1978, eles são conhecidos simplesmente como Jogos da Commonwealth.

Raça, realeza e colonialismo

Embora os jogos sejam apreciados em todo o mundo por milhões de espectadores, alguns têm desdém pelo evento cerimonial, como afirma uma recente carta aberta de um grupo denominado ‘The Advocates Network’ ao Príncipe William e Kate antes da sua chegada à Jamaica em 2022.

A realeza foi convidada a apresentar “um pedido de desculpas pelos crimes britânicos contra a humanidade, incluindo, entre outros, a exploração dos povos indígenas da Jamaica, o tráfico transatlântico de africanos, a escravização de africanos, o contrato de trabalho e a colonização”.

Falta de inclusão

Apesar do consenso geral de que os Jogos do Império Britânico foram uma ocasião de unidade entre os países governados pelos britânicos. Excluindo a Índia, que participou nos segundos jogos anuais, nenhuma nação africana ou asiática participou nos 16 anos seguintes aos primeiros jogos. Os Jogos da Commonwealth estavam programados para acontecer em Joanesburgo em 1934. No entanto, foram levados e entregues a Londres depois que o Canadá levantou preocupações sobre como seus atletas negros provavelmente seriam tratados na África do Sul racialmente segregada.

O futuro dos Jogos da Commonwealth

Ao longo do século 20, os jogos serviram para lavar a reputação do Império Britânico, um “jogo amistoso” entre nações cuja ligação permanente e exclusiva é a sua colonização pela Grã-Bretanha. A Federação dos Jogos da Commonwealth não teve escolha senão reinventar-se, a sua marca e as suas ideologias. Com cada vez mais países como a Jamaica a manifestarem-se, um esforço mais amplo para reinventar a Commonwealth teve lugar nos últimos anos. O site da Commonwealth menciona até a “injustiça histórica” do império.