A National Women’s Soccer League (NWSL) garantiu um aumento significativo no valor de seus direitos de transmissão doméstica graças a novos contratos com a CBS, ESPN, Amazon e Scripps. De acordo com o portal Sportico, valor exato dos seus novos acordos é desconhecido, mas são “significativamente superiores” aos 1,5 bilhões de dólares que a atual CBS paga pelos direitos, em um acordo que também exige que a liga assuma os custos de produção. Se confirmado, o novo acordo da NWSL valeria mais do que o valor recorde de £ 8 milhões (US$ 9,9 milhões) dos acordos da Superliga Feminina (WSL) com a BBC e Sky Sports no Reino Unido.
Espera-se que os acordos sejam válidos até 2027 – um ano após os Estados Unidos sediarem a Copa do Mundo masculina da FIFA com Canadá e México. Isso permitiria à NWSL capitalizar qualquer aumento na popularidade do esporte após o torneio e qualquer expansão comercial adicional de sua própria liga quando retomar os direitos de comercialização. Os EUA também concorrem para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027 com o México.
O valor médio de uma franquia da NWSL é agora de US$ 66 milhões, segundo Sportico, sendo Angel City a mais valiosa, com US$ 180 milhões. Acredita-se que as equipes da NWSL tenham gerado um total combinado de US$ 112 milhões durante a temporada de 2023, com um múltiplo valor-receita médio de 7,1 – muito maior do que muitas ligas esportivas estabelecidas.
Isto levou a um maior interesse dos investidores, como demonstrado pelos valores exorbitantes das franquias de expansão. Um consórcio de Boston pagará alegadamente uma taxa de expansão de 53 milhões de dólares, o que supera as somas de 2 a 5 milhões de dólares pagas recentemente em 2020.
Embora ainda relativamente modesto no contexto do panorama esportivo dos EUA, o novo acordo da NWSL reflete o valor crescente do esporte ao vivo para as emissoras, o aumento do esporte feminino no país e o perfil cada vez maior do futebol feminino a nível mundial. A divisão dos direitos entre várias emissoras é algo que outras propriedades fizeram com grande efeito para aumentar as receitas, mas esta abordagem também garante uma maior variedade de canais para chegar aos fãs.