Nike renova com Federação Francesa de Futebol até 2034

Nike supera a concorrência da rival Adidas e garante a extensão da sua parceria com a seleção da França até 2034


Por Redação

7 de maio de 2024

Nike renova com Federação Francesa de Futebol até 2034 (Foto: Reprodução / Nike)

Na última quinta-feira (2), a Nike estendeu o seu acordo de fornecimento de equipamentos com a Federação Francesa de Futebol (FFF) por mais oito temporadas. A gigante norte-americana de roupas esportivas, que fez parceria pela primeira vez com a FFF em 2011, continuará a fornecer uniformes para as seleções nacionais masculina e feminina da França até 2034, renovando o contrato que iria expirar após a Copa do Mundo FIFA de 2026.

Os termos financeiros não foram confirmados, mas o jornal francês Le Parisien informou que o negócio tem um valor aproximado de 100 milhões de euros (546 milhões de reais) por ano, o que seria o dobro do valor do acordo atual, que começou em 2018. Se os números forem precisos, isso colocaria o contrato no mesmo nível do acordo recentemente anunciado da Nike com a Federação Alemã de Futebol (DFB), que começa em 2027 e também vale 100 milhões de euros por ano.

A Nike parece ter vencido mais uma disputa acirrada com seus rivais, uma vez que a FFF afirmou que a empresa provou ser “o mais convincente dos intervenientes no mercado” que participaram no processo. O jornal L’Equipe nomeou a Adidas como uma das outras fabricantes que concorreram ao contrato.

A reportagem do Le Parisien acrescenta que a Nike estava interessada em manter os direitos de fornecimento do kit devido ao forte desempenho recente da seleção francesa. A seleção masculina francesa está em um período de sucesso em campo, enquanto a seleção feminina ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, o que tornaria o contrato atraente para diversas marcas de roupa esportiva.

Após ter destituído a Adidas como fornecedora de uniformes da seleção alemã no início deste ano, a Nike parece determinada a estabelecer uma distância significativa entre ela e os seus rivais no cenário internacional. A força financeira da empresa tem um papel importante, enquanto o presidente-executivo da Adidas, Bjørn Gulden, admitiu recentemente que a empresa está adotando uma abordagem mais disciplinada em termos de custos.