A NFL quer entrar de vez no mercado brasileiro. Após a partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers superar as expectativas, a liga já confirmou seu retorno ao país no dia 5 de setembro de 2025, na Neo Química Arena. Desta vez, o estádio do Corinthians receberá o Los Angeles Chargers como equipe mandante, em mais um jogo válido pela Semana 1 da temporada.
Além disso, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a cidade sediará uma partida da NFL em 2026, e recentemente, as franquias Detroit Lions e Philadelphia Eagles receberam autorização da liga para operar no mercado brasileiro. A dupla se junta a Miami Dolphins e New England Patriots, que foram anunciados nas últimas temporadas com o mesmo objetivo.
“Estamos entusiasmados por ter mais dois times se juntando ao Programa de Mercados Globais no Brasil. O país é um mercado importante para a NFL, com 36 milhões de fãs, sendo a terceira maior base do mundo. Estamos ansiosos para trabalhar com os Lions e os Eagles, duas franquias fantásticas, para continuar a impulsionar a emoção da nossa apaixonada base de fãs”, destacou Luis Martinez, diretor-geral da NFL no Brasil.
O que é o Programa de Mercados Globais da NFL?

Criado em 2022, o Programa de Mercados Globais concede às franquias o direito de desenvolver suas próprias estratégias de marketing fora dos Estados Unidos. Desde então, as equipes vêm construindo relacionamentos com marcas e fortalecendo a base de fãs por meio de ativações como eventos, desenvolvimento do NFL Flag, patrocínios e outras oportunidades comerciais.
Das 32 franquias da NFL, 29 participam do programa. Inclusive, no ano passado, quatro novas adesões foram confirmadas: Baltimore Ravens (Reino Unido), Green Bay Packers (Alemanha, Irlanda e Reino Unido), Los Angeles Chargers (Grécia) e Washington Commanders (Emirados Árabes Unidos). Os dois novos mercados adicionados foram justamente a Grécia (com os Chargers) e os Emirados Árabes Unidos (com Commanders, Los Angeles Rams e San Francisco 49ers).
Quanto aos novos representantes no Brasil — Detroit Lions e Philadelphia Eagles — ambos já atuam em outros mercados globais há alguns anos. Os Lions operam na Áustria, Canadá, Alemanha e Suíça, enquanto os Eagles estão presentes na Austrália, Nova Zelândia e Gana. Para Cristiane Kajiwara, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, a presença desse quarteto no Brasil será fundamental para o fortalecimento do esporte, especialmente do flag football, que fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
“O primeiro jogo da NFL no Brasil foi um sonho realizado. Todos os amantes e praticantes do futebol americano sonhavam com esse dia. Temos uma parceria com a NFL para desenvolver o flag football no país. E não se trata apenas de um torneio — é um programa muito maior de flag estudantil. Mais de 50 escolas receberam kits da NFL. Fizemos a distribuição e o treinamento nas escolas, culminando no torneio NFL Flag em São Paulo. Também promovemos torneios regionais no Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, os times campeões das categorias sub-12 e sub-14 vieram para São Paulo com despesas custeadas pela NFL. Estamos participando de uma iniciativa global, presente na África, Ásia, Europa, e agora somos os representantes da América do Sul. Recentemente, a equipe sub-12 do Mato Grosso representou o Brasil no International NFL Flag Championships. Isso é muito bacana, e o apoio da NFL com a Confederação Brasileira tem sido cada vez maior”, finaliza Kajiwara.
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