Depois de uma campanha turbulenta em 2020 que viu uma queda nas avaliações dos telespectadores, a audiência média por jogo da NFL em 2021 nos Estados Unidos, de 17,1 milhões de telespectadores, cresceu 10%, foi o maior número desde 2015, e contribuiu para a posição da liga como a principal programação em toda a mídia americana, independentemente do gênero. 

O pacote Sunday Night Football da NBC Sports terminou com uma média de 19,3 milhões de telespectadores em todas as plataformas, 11% acima de 2020, revertendo o declínio da audiência do ano passado, e colocando o programa em posição de destaque no horário nobre dos EUA pela 11ª temporada consecutiva  

A Fox Sports teve uma média de 18,6 milhões de telespectadores para sua cobertura geral da NFL, quando combinou sua cobertura de nível nacional e regional, com um aumento de 2%, e sua média de 23,1 milhões de telespectadores no final da tarde no America’s Game of the Week, o que a colocou em posição de ser o programa mais assistido em toda a televisão dos EUA pela 13ª temporada consecutiva. 

“De nosso jogo de pontapé inicial da NFL em Tampa até o retorno de Tom Brady à New England para a final da última noite de domingo, a temporada de futebol noturno de domingo de 2021 foi inesquecível”, disse Pete Bevacqua, presidente da NBC Sports. 

A CBS Sports teve em média 18,03 milhões de telespectadores para seu pacote de domingo da NFL, que também envolveu cobertura nacional e regional, com o número representando a melhor marca da rede em seis anos e um aumento de 9% em relação a um ano atrás. A CBS Sports foi significativamente impulsionada por seu jogo do Dia de Ação de Graças em novembro entre Las Vegas e Dallas, que teve uma média de 40,8 milhões de telespectadores, marcando o jogo de temporada regular mais assistido da NFL em qualquer rede desde dezembro de 1990.  

A ESPN, por sua vez, registrou uma média de 14,2 milhões, 16 por cento acima do ano passado. A cobertura da gigante da mídia esportiva também foi impulsionada pelo sucesso qualitativo e quantitativo do Monday Night Football com Peyton e Eli, que estabeleceu uma série de recordes de audiência para transmissões alternativas na rede, ganhou resenhas de rave pela relação no ar entre irmãos e ex-estrelas da NFL Peyton e Eli Manning, e desde então influenciou a reformulação do Sunday Night Baseball da ESPN. 

E, similar ao caso de um ano atrás, a classificação da NFL também ocorreu sem a ajuda de times competitivos nos maiores mercados de mídia dos EUA. Entre as cinco equipes totais da NFL nos três maiores mercados – Nova York, Los Angeles e Chicago – apenas os Rams chegaram à pós-temporada, e essas cinco equipes combinadas por um recorde de 35-50. 

A temporada regular de 2021 foi a primeira da NFL com uma temporada regular de 17 jogos. 

“A programação deste ano, destacada por uma temporada regular aprimorada com 17 jogos, deu aos nossos parceiros de transmissão a capacidade de oferecer aos fãs mais futebol e partidas incríveis do que nunca”, disse Hans Schroeder, vice-presidente executivo da NFL e diretor de operações da NFL Media. “Estamos ansiosos por um final forte com a próxima pós-temporada e o Super Bowl LVI em Los Angeles”. 

Durante 2021, os jogos da NFL também representaram 75 das 100 transmissões mais assistidas na televisão americana, refletindo novamente a posição altamente dominante que a liga mantém. No topo dessa lista, não surpreendentemente, estava o Super Bowl LV em fevereiro passado.