NFL amplia parceria com a Adobe para experiências com uso de IA

Ferramentas da Adobe serão usadas por todas as 32 franquias da liga para produção de conteúdo, engajamento e personalização de experiências


Por Guilherme Calafate

11 de maio de 2025

A National Football League (NFL) anunciou a expansão de sua parceria com a Adobe, que passa a ser parceira oficial da liga. O objetivo da colaboração é usar inteligência artificial para transformar a maneira como a NFL e suas 32 franquias criam conteúdo, se comunicam com o público e constroem experiências personalizadas para os fãs, dentro e fora dos estádios.

IA no centro da criação de experiências

Com a nova fase da parceria, a NFL terá acesso completo à suíte de produtos da Adobe, incluindo o Adobe Experience Platform, que auxiliará na gestão de projetos, produção criativa, segmentação de público, execução de campanhas e otimização de performance. Ferramentas como o Adobe Express também ganharão destaque, com templates temáticos da liga que permitirão que os próprios fãs criem conteúdos personalizados sobre seus times e jogadores favoritos.

Além disso, o aplicativo de ingressos NFL OnePass passará a usar tecnologia da Adobe para exibir conteúdos personalizados conforme os interesses de cada torcedor.

Jogadores e repórteres também vão usar Adobe

A parceria também chega aos bastidores da liga. Correspondentes de conteúdo ao vivo da NFL utilizarão os produtos Adobe para criar, editar e escalar materiais em tempo real. Alguns atletas selecionados, inclusive, poderão usar as ferramentas da empresa para desenhar chuteiras personalizadas, aproximando ainda mais o universo da criação digital do espetáculo esportivo.

Segundo Tim Ellis, CMO da NFL, a ideia é colocar os fãs no centro da experiência: “Tudo o que fazemos começa pelos fãs — e os fãs de hoje, especialmente a nova geração, querem se envolver de formas pessoais, expressivas e únicas. Com a Adobe, estamos desbloqueando novos níveis de criatividade, conexão e personalização.”

Já Rachel Thornton, CMO da Adobe Enterprise, reforçou o potencial transformador da parceria: “Estamos entusiasmados em nos tornar parceiro oficial da NFL. Juntos, estamos trazendo a próxima geração de experiências para os torcedores, combinando jornadas digitais e físicas com criatividade como nunca antes.”

Mais um passo do Hub de Inovação

A colaboração será parte fundamental das ações do NFL Technology Innovation Hub, lançado em 2023 para introduzir soluções tecnológicas no ecossistema da liga. A Adobe também atuará ao lado da NFL no desafio de escalar a produção e distribuição de conteúdo em vídeo internacionalmente.

+ Leia também:

A nova cara da NFL: ousadia, inclusão e expansão global

NFL mira expansão no Oriente Médio e cogita jogo em Abu Dhabi

A aliança com a Adobe se soma a uma série de acordos tecnológicos estratégicos que a NFL tem firmado, como a parceria recente com a NetApp para gerenciamento de dados em larga escala. O movimento reafirma o compromisso da liga em liderar a transformação digital no esporte, sobretudo na relação com os fãs.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.