O curto mandato de Michael Jordan como proprietário de uma equipe da NASCAR já é notavelmente mais bem-sucedido do que seu período como proprietário de uma equipe da NBA – e ele não está tentando esconder seu entusiasmo com a paixão pelo automobilismo.
A vitória de Tyler Reddick em Talladega no domingo marcou a primeira vez que Jordan esteve presente em uma corrida vencida por um dos pilotos de sua 23XI Racing, de propriedade majoritária, lançada em 2021. “Isso é, para mim, como um jogo de playoff da NBA”, disse Jordan em entrevista à Fox Sports de Victory Lane.
No total, 23XI venceu seis corridas da NASCAR Cup Series nas costas de Reddick, Bubba Wallace e do ex-membro da equipe Kurt Busch. “Temos trabalhado duro, tentando nos preparar para competir contra todos os melhores do esporte”, acrescentou Jordan, que ganhou seis campeonatos da NBA com os Bulls. “Mas fizemos um ótimo trabalho só para estar onde estamos. E para nós vencermos uma grande corrida como esta significa muito para mim.”
Jordan e o coproprietário do 23XI, Denny Hamlin, gastaram cerca de US$ 20 milhões para adquirir os carros nºs 23 e 45, de acordo com o site da equipe. Eles também financiaram a construção de uma instalação para a equipe de 114.000 pés quadrados perto de Charlotte, chamada Airspeed. Esse investimento não foi divulgado, mas Hamlin disse que custou o dobro do originalmente orçado.
O sucesso de Jordan nas corridas da NASCAR representa um forte contraste com seu tempo como proprietário da NBA. Como proprietário majoritário dos Charlotte Hornets por 13 anos, a franquia de Jordan nunca ganhou uma série de playoffs. Ele liderou a remoção do apelido “Bobcats” e o retorno do apelido muito mais popular “Hornets”, ao mesmo tempo em que garantiu atualizações importantes na arena para manter a NBA no Tar Heel State por longo prazo.
No entanto, quando Jordan vendeu sua participação majoritária no ano passado, em um acordo que avaliou o time em US$ 3 bilhões, os Hornets haviam perdido sete pós-temporadas consecutivas. Entre sua segunda e terceira (e última) aposentadoria do jogo, Jordan era coproprietário do Washington Wizards, com controle total das operações de basquete. Os seus times nunca tiveram um recorde de vitórias ou se quer chegaram aos playoffs.
Os críticos frequentemente questionavam o compromisso de Jordan em ser dono de um time da NBA – e ele raramente falava publicamente sobre seu papel. Os fãs da NASCAR estão vendo um lado diferente dele. “Estou apostando”, disse Jordan após a vitória de domingo. “Eu amo isso. Substitui muito da competitividade que eu tinha no basquete.”