O setor de tecnologia esportiva teve um recorde de receitas em 2023, com mais de US$ 37 bilhões em negócios e US$ 7 bilhões arrecadados para fundos de investimento, de acordo com um novo relatório do banco de investimento Drake Star. Ainda de acordo com a pesquisa, mais de mil grandes acordos financeiros fechados durante 2023 tiveram algum elemento de tecnologia esportiva.
O valor de 37 bilhões de dólares registrado ao longo do período de 12 meses é significativamente superior aos 21 bilhões de dólares em 2022. O montante foi impulsionado por vários acordos do quarto trimestre, incluindo a aquisição da plataforma de mídia esportiva digital Playmaker Capital pela Better Collective, por 188 milhões de dólares. Assim como grandes rodadas de financiamento de empresas como Urban Sports Club (US$ 100 milhões) e Strikerz Inc (US$ 40 milhões).
Os investimentos em empresas em fase inicial continuam a representar a maioria dos negócios privados (625 de 796), com os especialistas em tecnologia wearable a gerarem o maior valor (39 por cento dos 5,7 bilhões de dólares). A maior rodada de financiamento do ano, no entanto, foi a empresa chinesa de esportes eletrônicos VSPO, que arrecadou US$ 265 milhões em fevereiro do ano passado.
Depois de alguns anos desafiadores para a indústria de tecnologia em geral, e especialmente para as startups, Drake Star acredita que as condições estão mais maduras para que os investimentos em tecnologia esportiva continuem a prosperar. A organização observou que foram angariados 7 bilhões de dólares por fundos com interesse no setor, o que poderá impulsionar o financiamento privado, assim como várias transações importantes concluídas ou em processo.
Isso inclui a aquisição da Jackpocket por US$ 750 milhões pela DraftKings , a aquisição da participação majoritária da Bruin Capital na Two Circles pela Charterhouse por US$ 315 milhões e a fusão planejada entre a Reliance Industries e as propriedades de transmissão da Disney na Índia.
O banco Drake Star também acredita que os investimentos em empresas de estágio médio e final crescerão em 2024 em meio a avaliações mais realistas, com inteligência artificial (IA), bilheteria e gestão de locais consideradas áreas fortes de atividade.