Manchester United tem o maior patrocínio máster do futebol mundial

Com aporte financeiro de empresa norte-americana, os Red Devils ocupam a primeira posição que pertencia ao Real Madrid.


Por Raphael Fernandes

10 de julho de 2024

Uma arte com a camisa nova do Manchester United. Créditos: Nathalia Teixeira

Enquanto as casas de apostas dominam o Brasil, na Europa são as companhias aéreas que ditam o ritmo. Dos 10 maiores patrocínios master do futebol mundial, seis são oriundos dos Emirados Árabes. O recordista é a tradicional Fly Emirates, que patrocina três gigantes europeus: Real Madrid, Milan e Arsenal. Veja a lista completa:

1 – Manchester United (Snapdragon)

Snapdragon é a nova patrocinadora máster do Manchester United
Créditos: Snapdragon

A partir desta temporada, a empresa norte-americana Snapdragon, da Qualcomm, estampará a parte nobre da camisa do Manchester United. Os termos do acordo não foram divulgados, mas a imprensa europeia estima que o patrocínio seja em torno de R$ 395 milhões anuais.

2 – Real Madrid (Fly Emirates)

Vini Jr durante a final da UEFA Champions League pelo Real Madrid, segundo time com patrocínio máster do mundo.
Créditos: Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images

Patrocinadora máster do Real Madrid desde 2013, a Fly Emirates tem contrato com os espanhóis até o fim de 2026. Por ano, os madrilenos recebem R$ 375 milhões.

3 – Barcelona (Spotify)

Lamine Yamal durante uma partida do Barcelona.
Créditos: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Em 2022, o Barcelona anunciou o Spotify como patrocinador principal. Além disso, o naming rights do Camp Nou foi vendido para a empresa. O contrato é de quatro anos e a imprensa espanhola afirma que cada negócio gira em torno de R$ 367 milhões por temporada, totalizando R$ 734 milhões.

4 – PSG (Qatar Airways)

Mbappé durante uma partida do PSG.
Créditos: Jean Catuffe/Getty Images

Inicialmente, a Qatar Airways era a parceira oficial de voo do Paris Saint-Germain. Dois anos depois, na temporada 2022/23, a companhia assumiu a parte nobre da camisa do PSG. Por ano, o clube recebe R$ 345 milhões.

5 – Liverpool (Standard Chartered)

Salah e Darwin Nuñez durante uma partida do Liverpool.
Créditos: Michael Regan/Getty Images

Desde 2010, o banco britânico Standard Chartered PLC patrocina o Liverpool. Em 2022, eles acertaram uma renovação com o clube inglês por mais quatro anos. No total, serão pagos R$ 1,29 bilhão, sendo R$ 322,5 milhões por temporada.

6 – Manchester City (Etihad Airways)

Haaland durante uma partida do Manchester City.
Créditos: Marc Atkins/Getty Images

Assim como o Barcelona, o Manchester City vendeu o naming rights de seu estádio para o patrocinador master, a companhia aérea Etihad Airways. Parceiros desde 2009, o clube inglês recebe anualmente R$ 290 milhões. Não há informações sobre quanto a companhia de aviação paga pelos direitos do antigo COMS (City of Manchester Stadium).

7 – Atlético de Madrid (Riyadh Air)

Griezmann durante uma partida do Atlético de Madrid.
Créditos: Ion Alcoba Beitia/Getty Images

Para surpresa de zero pessoas, temos mais uma companhia aérea na lista. Com contrato até 2027, a Riyadh Air investirá R$ 238,8 milhões por ano no Atlético de Madrid.

8 – Milan (Fly Emirates)

Pulisic durante uma partida do Milan.
Créditos: Image Photo Agency/Getty Images

Outro parceiro de longa data da Fly Emirates é o Milan. Presente no clube desde 2007, a companhia aérea paga R$ 178,8 milhões anualmente para estampar a camisa do rubro-negro.

9 – Inter de Milão (Betsson Sport)

Camisa da Inter de Milão com o novo patrocínio máster, a Betsson.
Créditos: Betsson Sport

As casas de apostas também estão presentes no futebol europeu. Para esta temporada, a Inter de Milão acertou com a Betsson Sport. O contrato é de quatro anos e renderá aos nerazzurri a mesma quantia de seu rival Milan, R$ 178,8 milhões.

10 – Arsenal (Fly Emirates)

Havertz durante uma partida do Arsenal.
Créditos: James Gill – Danehouse/Getty Images

A Fly Emirates segue marcando presença na lista. Desde 2006, a companhia aérea patrocina o Arsenal. Na última renovação, em 2018, ficou acertado o investimento anual de R$ 150 milhões. Além disso, o estádio do clube também leva o nome da empresa, e assim continuará pelo menos até 2028, conforme o acordo fechado em 2012.