Mais de 30 países querem que a Rússia seja banida das Olimpíadas

Um grupo de 35 a 40 países prometeu apoiar a proibição de atletas russos e bielorrussos de competições esportivas internacionais


Por Redação

1 de março de 2023

Mais de 30 países querem que a Rússia seja banida das Olimpíadas Mais de 30 países querem que a Rússia seja banida das Olimpíadas

Um grupo de 35 a 40 países se posicionou a favor do banimento de atletas da Rússia e da Bielorússia dos Jogos de Paris-2024. Países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Reino Unido estão entre os mais de 30 países que prometeram seu apoio à proibição de atletas russos e bielorrussos de competições esportivas internacionais após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Um comunicado divulgado pelo governo britânico e assinado por dezenas de países é uma resposta às propostas do Comitê Olímpico Internacional (COI) que exploram o retorno de atletas russos e bielorrussos às competições, incluindo as Olimpíadas de 2024 na França — que também assinou o comunicado.

Os países abordaram a proposta do COI de que os atletas participem das competições como “atletas neutros”, não representando seu país. “Existem sérias preocupações sobre a viabilidade de atletas russos e bielorrussos competirem de forma neutra, uma vez que são financiados e apoiados diretamente por seus estados”, afirmou o governo britânico, referindo-se também a “fortes ligações e afiliações entre atletas russos e o militares russos.”

Os organizadores de Paris 2024 afirmaram anteriormente que aceitariam a decisão do COI sobre a participação da Rússia, mas a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que não haveria delegação russa nos jogos enquanto houvesse uma guerra. A Ucrânia não descartou um boicote aos jogos, caso atletas russos e bielorrussos sejam permitidos. Contudo, o COI declarou que um boicote seria uma violação da Carta Olímpica.

“Também notamos que a Rússia e a Bielorrússia têm em suas próprias mãos a chance de abrir caminho para o retorno total dos atletas à comunidade esportiva internacional, ou seja, pondo fim à guerra que iniciaram”, acrescentaram os países no comunicado divulgado.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.