James Rodríguez: impacto além do campo

Entenda como a presença de atletas muito populares pode impulsionar os clubes para além do resultado esportivo


Por Daniel Endebo

2 de agosto de 2023

James Rodríguez: impacto além do campo

A última semana de julho foi de boas novas para o torcedor são paulino. O clube, ainda vivo na disputa pela inédita Copa do Brasil, anunciou a chegada de James Rodríguez, artilheiro da Copa do Mundo 2014 e vencedor do Prêmio Puskas daquele ano, enquanto ainda sonha com a possibilidade de repatriar Lucas Moura, formado no próprio clube e um dos líderes do título da Sul-Americana de 2012.

A chegada do meia colombiano nutre nos tricolores o sonho de voltar ao topo. A combinação de estilo raro, com um técnico (e sistema) que privilegia os grandes talentos tem tudo pra dar certo. Ainda que tenha um vasto histórico de lesão e não esteja mais no auge, como se viu na Copa, as memórias que o novo jogador do São Paulo deixou na torcida são as melhores possíveis. E o resultado disso já se vê fora do campo.

De acordo com a matéria publicada no Máquina do Esporte, o “efeito James” já é notório nas redes sociais: ele, que tem mais de 51 milhões de seguidores no Instagram – sendo um dos 10 jogadores do mundo com mais seguidores na plataforma -, colocou as postagens recentes do clube em um outro patamar.

James Rodríguez: impacto além do campo
Número de seguidores e engajamento médio do perfil do São Paulo. Fonte: UpFluencer

O gráfico acima dá uma ideia mais clara, pra quem não percebeu: a linha rosa, mostra o volume médio de engajamentos por post. Os números pulam dos tradicionais 70-80 mil para impressionantes 230 mil, nesta semana. As barras cinzas, que mostram o número de seguidores do perfil do clube, também tiveram um impacto importante, saltando cerca de 250 mil – crescimento de 5% da base – em apenas 45 dias.

Esses números são uma pequena demonstração da força de um grande atleta. James traz consigo a popularidade de uma estrela global, que despertará o interesse no São Paulo para além fronteiras. É uma materialização concreta do impacto que um nome tem, diferente do falastrão argumento de “se paga em venda de camisa”. O São Paulo aumenta sua base de fãs, aumenta seu engajamento médio e pode oferecer isso para marcas parceiras, incluir novos resultados no seu pitch de vendas. Além, claro, de impulsionar receitas com ingressos, atraindo torcedores curiosos com a novidade e novos sócios-torcedores – de acordo com o Portal São Paulino, desde o anúncio do atleta, a base de sócios cresceu de 37 mil para quase 45 mil, um aumento de 20% da base.

O crescimento através dos atletas

James é a história mais fresca deste tema, mas há vários casos recentes para se observar. Nenhum tão óbvio quanto a chegada de Cristiano Ronaldo, maior celebridade da plataforma da Meta, ao Al Nassr. O clube saudita nadou de braçada e pulou de 1M de seguidores para 16M atuais. O post de apresentação do jogador rendeu quase 35M de curtidas, disparado o recorde do perfil – e, desde então, dezenas de postagens ultrapassaram a barreira de milhão de engajamentos.

Ronaldo, como se sabe, não foi apenas um “golpe de marketing” dos sauditas: foi peça de um plano grandioso, bem estruturado, para atrair outros talentos e ajudar no desenvolvimento da liga e o futebol local. Mas esse é tema pra outro texto. Fato é que sua presença permitiu a eles sonhar mais alto dentro do esporte.

Outro exemplo super recente é o de Messi, que explodiu o perfil do Inter Miami, seu novo clube, de 1M para 13M de seguidores, e um engajamento médio superior a 1,4M por post durante o mês de julho. Os detalhes da transação, já explicados no texto publicado na Sport insider, dão o tom do impacto concreto que a presença do argentino deve ter na MLS.

Aqui pelo Brasil, outros nomes merecem menção: Marcelo, craque do Fluminense, carregou uma legião de fãs dos tempos de Real Madrid para o clube que o formou. O time carioca fez um grande evento para promover sua chegada e, em meio a um período de sucesso esportivo, conseguiu capitalizar ainda mais em torno da imagem do jogador, aumentando em quase 40% o número de seguidores no instagram do clube desde sua chegada, e em 5% o número de inscritos no canal oficial do clube no Youtube. O sucesso foi imediato, como reportado no Marketing Esportivo e republicado pelo  NetFlu:

James Rodríguez: impacto além do campo
Ranking comparativo de interações semanais nas principais redes sociais. Fonte: Twitter

O contexto foi extremamente favorável e colocou o Fluminense em uma posição de liderança em engajamento nas redes que ele não costuma estar. Uma grande oportunidade para o clube, muito bem aproveitada dentro e fora de campo.

Outro super astro que catapultou o seu novo clube foi Luisito Suárez, contratado junto ao Grêmio no início da temporada. O clube gaúcho viu o número de associados subir na ordem de 30 mil desde a chegada do artilheiro uruguaio. Suárez possui 47 milhões de seguidores no Instagram e uma base de fãs muito grande pelo mundo

Conteúdo: no coração das redes

Um dos grandes benefícios que vem no pacote “contratação de peso” da era de redes sociais é a possibilidade ilimitada de produção de conteúdo. A equação é simples: se um post/vídeo com uma grande estrela terá, por si só, mais engajamento e alcance, em média, do que de um outro jogador qualquer, devo aproveitar o momento para explodir os canais de conteúdo.

Tudo pode virar conteúdo: histórias sobre a carreira do atleta, matéria sobre lançamento de produtos oficiais, docuséries sobre o jogador, alguma ação envolvendo atleta e sócios-torcedores, códigos promocionais. As possibilidades são muitas.

Desde o anúncio de James Rodríguez, em 29 de julho, o São Paulo já publicou mais de 25 posts no Instagram usando somente o atleta. Isso representa mais de 50% do total de postagens do período – isso sem contar stories publicados. E a tendência é que, tendo desempenho em campo, o atleta alimente ainda mais esses resultados.

Mas vale também a lógica inversa: um time em bom momento ajuda na promoção do atleta, que vira ídolo da torcida e permite grande produção de conteúdo usando sua imagem. É o caso de Tiquinho Soares, atual destaque do Botafogo, líder do campeonato brasileiro. Com larga experiência no futebol, o atacante caiu nas graças da torcida e começou a bombar.

Número de seguidores e engajamento médio do perfil do Tiquinho Soares. Fonte: UpFluencer

Destaque desde o início do campeonato brasileiro, Tiquinho viu seus números saltarem nos últimos 3 meses, quando passou de 260 mil seguidores para atuais 448 mil. Seu engajamento médio pulou de 25-30 mil para 60 mil no mesmo período. E o Botafogo, claro, também capitaliza com o sucesso de seu principal destaque, como mostra o gráfico abaixo:

Entenda como a presença de atletas muito populares pode impulsionar os clubes para além do resultado esportivo
Número de seguidores e engajamento médio do perfil do Botafogo. Fonte: UpFluencer

A partir do início do campeonato brasileiro, o clube saltou de 890 mil seguidores no Instagram para mais de 1,2M no exato momento. Crescimento bem expressivo, quase 35%, acompanhado também pelo aumento no engajamento médio, que pulou de 15-20 mil para quase 40 mil. O bom momento em campo ajuda, sem dúvidas. Mas jogadores são canais de envolvimento dos torcedores com seus clubes. E, nas redes, jogadores tendem a ser mais próximos de nós que os clubes que amamos. Jogadores não precisam de postagens institucionais, torcedores se identificam com pessoas, com ações que elas realizam. A conexão, especialmente para novas gerações, é profunda e duradoura.

Impacto psicológico

No livro “Soccernomics”, de Simon Kuper e Stefan Szymanski, há um capítulo dedicado ao impacto psicológico que um evento esportivo, como a Copa do Mundo, por exemplo, tem na população. É um indicador particular, difícil de calcular, mas que, na visão dos autores, deve ser contabilizado quando se revisita o sucesso (ou não) do evento. “A Copa deu lucro?” é um questionamento que muitos fazem, quando querem debater se um evento de tal porte deve ou não ser realizado. Só que essa questão não envolve a variável felicidade, o impacto sócio-cultural que tem na sua gente. E, aqui, não estou defendendo que se realize um evento deficitário só porque podemos ficar felizes com ele; mas sim que consideremos para além do saldo financeiro.

É assim com a contratação de um ícone esportivo. Os torcedores são paulinos não amam mais o seu clube hoje porque a diretoria contratou James Rodríguez; mas James representa, no imaginário do seu torcedor, uma chama que pode leva-los ao caminho das conquistas. A esperança do que aquele movimento representa tem muito valor. E não é só isso.

Na cabeça de um torcedor, um jogador desse porte é talentoso o suficiente para estar em qualquer lugar. E qual lugar ele escolheu? Sim, ele escolheu o meu time. Isso tem um impacto psicológico muito profundo na torcida. Ele poderia ganhar mais em outro lugar, poderia ter uma vida mais mansa, mas ele quis estar aqui. E essa escolha dele, valida o meu sentimento de que podemos ir além. Vale pro James, pro Enner Valencia, pro Marcelo, pro Luisito Suárez. Pra qualquer grande astro que quis um desafio esportivo e muita pressão, realidade de boa parte dos clubes brasileiros.

Conclusão

Ainda é muito cedo para sabermos onde exatamente vai dar a contratação de James Rodríguez pelo São Paulo. Sua carreira, como falamos anteriormente, teve seus percalços e manter-se disponível para os jogos será um ponto para o torcedor acompanhar de perto.

Os primeiros momentos, são um misto de alegria, esperança e oportunidade. Sentimentos muito importantes para clubes de futebol, que muitas vezes dependem do sucesso esportivo para alcançar bons resultados financeiros. James abre a porta da exceção. O São Paulo já está na boca do povo e não deve sair de imediato. O piso já foi estabelecido. Agora, o torcedor tricolor quer saber do teto.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.