IA no esporte: Olympic Channel defende o toque humano

Chris Jackson, chefe de dados do Olympic Channel, ressalta que a inteligência artificial deve ser uma aliada na criação de conteúdo


Por Guilherme Calafate

4 de janeiro de 2025

A aplicação da inteligência artificial (IA) no mundo esportivo tem transformado processos dentro e fora do campo de jogo. Seja na identificação de talentos, na análise de desempenho ou na criação de conteúdo, a IA vem sendo cada vez mais explorada. Porém, manter o equilíbrio entre o uso da tecnologia e a autenticidade humana é um desafio central, segundo Chris Jackson, chefe global de dados digitais e análises do Olympic Channel.

Em entrevista ao portal SportsPro, durante o evento SportsPro Madrid, Jackson destacou que, embora a plataforma de streaming do Comitê Olímpico Internacional (IOC) ainda não produza conteúdo exclusivamente com IA, a tecnologia é vista como uma ferramenta para empoderar criadores de conteúdo.

“O toque humano é vital”, afirmou Jackson. “Nos Jogos Olímpicos, nós entendemos que, enquanto contamos histórias esportivas, estamos contando, antes de tudo, histórias humanas que têm o esporte como pano de fundo.”

IA como aliada, não substituta

Jackson explica que a IA tem sido utilizada pelo Olympic Channel para otimizar processos e fornecer informações detalhadas, permitindo que jornalistas e criadores contem histórias com maior profundidade e contexto.

Uma das aplicações mais eficazes está em tarefas de back-end, como a marcação de artigos e a organização de dados nos sistemas de gerenciamento de conteúdo. Além disso, a IA ajuda a identificar momentos-chave, com base em dados sobre o que mais ressoa com o público.

“Quando destacamos um momento importante, conseguimos rapidamente obter o contexto — como o histórico de medalhas ou informações sobre o atleta — que antes levaria muito mais tempo para o redator,” explicou Jackson.

Outro exemplo é a capacidade de acessar rapidamente histórias passadas, o que enriquece o conteúdo atual. “Se fizermos isso corretamente, conseguimos colocar muita ‘alma’ no texto, mas sempre com um humano envolvido,” acrescentou.

Paris 2024: Inovação e Sustentabilidade

Durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a IA foi aplicada em diversas frentes, desde a criação automatizada de vídeos em múltiplos formatos e idiomas, até o combate ao assédio online sofrido por atletas. A tecnologia também foi usada para capturar dados e gerenciar energia, tornando os Jogos mais sustentáveis.

Além disso, o IOC anunciou que lançará em 2025 um projeto global de identificação de talentos esportivos, também com o suporte da inteligência artificial.

+ Leia também:

‘Nova era’: como a inteligência artificial está impactando o esporte

Por que o esporte precisa apostar na sustentabilidade?

Liderança responsável no uso da IA

A crescente aplicação da IA no esporte levanta preocupações sobre a substituição de empregos e a perda de autenticidade no conteúdo gerado. Em abril deste ano, o presidente do IOC, Thomas Bach, defendeu uma colaboração intersetorial e a criação de regulamentações governamentais para garantir o uso responsável da tecnologia.

Segundo Bach, a “Agenda Olímpica de IA” busca oferecer um marco holístico para aplicar a tecnologia no esporte. O dirigente, que deixará o cargo em 2025, destacou que o objetivo do comitê é liderar o uso da IA com responsabilidade.

O momento é agora

Para Jackson, o momento atual é ideal para explorar as possibilidades da inteligência artificial, uma vez que a tecnologia já está consolidada e em um ambiente estável. “As melhorias tecnológicas virão nos próximos anos, mas não serão tão revolucionárias a ponto de eliminar o trabalho humano necessário,” afirmou.

Sua mensagem final é clara: “Agora é a hora de começar. Todo o conhecimento adquirido no uso dessas ferramentas agora será ainda mais valioso no futuro.”

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.