História do GP de Singapura
O Grande Prêmio de Singapura, realizado no Circuito Urbano de Marina Bay, teve a sua primeira corrida no ano de 2008, na qual o campeão foi o piloto espanhol Fernando Alonso. Para muitos, o circuito é um dos mais desafiadores do ano, uma vez que, por ser um circuito urbano, as ultrapassagens costumam ser difíceis e raras de ocorrer, ocasionando, por muitas vezes, corridas com menos ação do que o desejado pelos fãs – o que motivou que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) modificasse a pista para esse ano, aumentando o número de retas e diminuindo as curvas, visando uma maior possibilidade de ultrapassagem. Para os pilotos, é uma pista desafiadora, existem relatos de perdas de mais de 1,4 kg apenas na corrida, devido à alta umidade que é recorrente no país.
Treino Livre 1
O primeiro treino livre teve seu início na sexta feria (15). Lando Norris teve um bom treino, tendo a melhor volta com pneus médios por boa parte do tempo, ultrapassando os líderes do campeonato, que iniciaram o treino com pneus duros durante boa parte da sessão. A grande mudança da primeira prática aberta veio apenas nos 20 minutos finais, com a utilização dos pneus macios, Gasly e Magnussen tiveram a iniciativa, que renderam a eles tempos no top 5. A partir disso, Carlos Sainz e Norris imitaram a estratégia e alcançaram a ponta, seguido dos pilotos britânicos da Mercedes. Dessa maneira, o TL1 acabou com Charles Leclerc assumindo a liderança e Sainz e Verstappen completando o pódio.
Treino Livre 2
Já o 2 Treino Livre teve dominância completa da Ferrari, com Carlos Sainz conseguindo a dobradinha da liderança seguido pelo seu companheiro de equipe. Já Max Verstappen teve um início de GP completamente diferente dos últimos, tendo um treino livre discreto e conseguindo ocupar apenas o meio da tabela. O destaque do treino foi Fernando Alonso, que ficou com o 4º lugar, e a dupla da Mercedes, que conseguiu o 3 e 5 lugar com Russel e Hamilton, respectivamente.
Treino Livre 3
Mais um treino de ótimo desempenho das Ferrari, que mais uma vez deu motivos para animação e criação de expectativa dos torcedores, enquanto os britânicos Russel e Norris continuaram os bons desempenhos dos últimos treinos e completaram o pódio com o 2º e 3º lugares, respectivamente. Entretanto, a Red Bull novamente seguiu fora do top 3, preocupando sua torcida, já que há muito tempo não ficava fora – os fãs fizeram diversas reclamações sobre o desempenho do carro.
Classificação do GP de Singapura
Confirmando o que foi mostrado nos treinos livres, a Ferrari veio para a classificação com ótimo tempo, graças à isso, o espanhol Carlos Sainz conseguiu a pole, seguido por Russel e Leclerc. A Red Bull teve uma classificação desastrosa, com Perez rodando e Verstappen sendo eliminado no Q2. A classificação também ficou marcada pela forte batida de Lance Stroll no Q1, que preocupou os fãs, mas o piloto ficou bem. O grid de largada inicial foi composto de Sainz, Russel, Leclerc e Hamilton. Dessa maneira, uma posição de largada muito semelhante ao desempenho realizado nos treinos livres.
Resumo da corrida
Entre os diversos feitos que marcaram o GP de Singapura, se destaca a quebra do jejum de 434 dias da Ferrari que deu fim a sequência de 10 vitórias consecutivas de Verstappen. O espanhol Carlos Sainz conseguiu alcançar sua segunda vitória na categoria com uma atuação impecável, mantendo a primeira posição do início ao fim da corrida. A sua liderança foi respeitada na maioria da corrida pelo piloto britânico Lando Norris, que optou por cooperar com o líder para se proteger da dupla da Mercedes e garantir o pódio, deixando pra traz o heptacampeão Hamilton e o piloto George Russel que bateu na última volta e não conseguiu concluir a corrida.
Em outro plano, a atuação dos representantes da Red Bull deixou a desejar, com Max Verstappen e Sergio Pérez, ocupando a 5ª e 8ª posição, respectivamente. A surpresa começou com a dupla largando em 11º e 13º lugar, dessa forma, os líderes da temporada tiveram um desempenho muito diferente do que estava sendo apresentado, visto que a dupla tinha vencido todas as corridas da temporada até este fim de semana.
Em suma, Singapura foi palco de uma das corridas mais emocionantes da temporada. A etapa foi prejudicial para os corredores Russel, Bottas, Ocos e Tsunoda, que não conseguiram concluir a corrida, além de Lance Stroll, que bateu na classificação e não pôde correr neste domingo (17). Dessa forma, a dupla da Ferrari brilhou ocupando a 1ª e a 4ª posição, compartilhando o pódio com Lando Norris e Lewis Hamilton, respectivamente. Por fim, Verstappen teve a sua sequência de vitórias quebrada e a partir do GP do Qatar pode garantir o seu terceiro título.
Por Pedro Venturelli e Vitor Prado
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