O o Fortuna Düsseldorf, clube da segunda divisão alemã, teve um início de sucesso para a iniciativa “Fortuna para Todos”, estratégia inovadora que distribui ingressos grátis para a torcida, em uma tentativa de aproximar o time da torcida e da população de Dusseldorf. Cerca de 52 mil torcedores estiveram presentes na Merkur Spiel-Arena para assistir ao time superar o Kaiserslautern por 4 a 3, no último sábado, pela segunda divisão alemã.
A iniciativa “Fortuna para Todos” foi anunciada pela primeira vez no final da temporada 2022/23, com o clube alemão prometendo distribuir bilhetes grátis a todos os fãs que assistissem a determinados jogos no estádio Merkur Spiel-Arena. Três jogos da Bundesliga 2 estão incluídos no projeto, que começou neste fim de semana. O presidente-executivo do Fortuna Düsseldorf, Alexander Jobst, revelou que o clube recebeu mais de 120 mil pedidos de ingressos para a partida, o que representa quatro vezes o número de ingressos disponíveis. Cerca de 21.000 ingressos foram concedidos aos torcedores por meio de um sistema de loteria, com os assentos restantes destinados aos portadores de ingressos para a temporada.
Sobre os fãs presentes no jogo, Jobst acrescentou que 20 a 25 por cento eram novos adeptos, com a iniciativa permitindo que pessoas de todas as origens pudessem vivenciar o ambiente do dia do jogo. Além disso, entre 80 a 85 por cento dos torcedores são da cidade de Dusseldorf, enfatizando os laços do clube com a comunidade local, com os restantes 15 por cento vindos do exterior ou da população japonesa da cidade.
Embora haja uma perda de receita por dia, estimada em cerca de € 450.000 (US$ 475.747) a € 500.000 (US$ 528.608) por jogo, o clube será compensado pelo aumento do investimento de seus parceiros comerciais, como a Hewlett Packard Enterprise (HPE) e Targobank. Segundo Jobst, a combinação de direitos de patrocínio e marketing, assim como o potencial social criado pela iniciativa foram atraentes para os parceiros comerciais do clube.
“Primeiro, eles querem ver o sucesso esportivo”, disse ele. “Eles obtêm direitos de marketing de patrocínio. Mas em segundo lugar, eles vêem um campo muito, muito forte e algo completamente novo, que estão permitindo a entrada gratuita de ingressos com a vertente de responsabilidade social, que até agora não é comparável a nível mundial. Por isso acreditamos que tocamos num ponto que está na agenda das grandes empresas e é por isso que estamos muito convencidos de que novos parceiros devem apoiar o ‘Fortuna para Todos’ e os nossos fãs.”
Jobst ainda salientou que o clube está comprometido com o projeto de longo prazo e que a sua viabilidade não depende da sorte do time em campo. Em termos de métricas de sucesso, ele citou a popularidade entre os torcedores, assim como a demanda por ingressos e o crescimento de sua base de fãs como resultado da iniciativa. Ele também enfatizou a necessidade de mais parceiros aderirem para poder oferecer mais jogos gratuitamente no futuro, com o “Fortuna para Todos” programado para ser realizado nos próximos cinco anos.
Os próximos jogos gratuitos serão contra o St. Pauli, em janeiro, e contra o Eintracht Braunschweig, em abril, ambos também pela Bundesliga 2. Para as próximas temporadas, a ideia do projeto é expandi-lo para mais partidas e, eventualmente, para todos os jogos em casa.
Notícias relacionadas
Clubes brasileiros investiram mais de R$ 1 bilhão em reforços nesta temporada
25 de dezembro de 2024
Como a tecnologia escalável está impulsionando os planos globais da NFL
24 de dezembro de 2024
Brasileirão 2024: Flamengo termina o ano com a melhor média de público
23 de dezembro de 2024