“Fortuna para todos”: clube alemão dá início à campanha de ingressos gratuitos

Fortuna Düsseldorf, clube da segunda divisão alemã, enche estádio no primeiro jogo com entrada gratuita para torcedores


Por Redação

24 de outubro de 2023

“Fortuna para todos”: clube alemão dá início à campanha de ingressos gratuitos (Foto: Divulgação / Fortuna Düsseldorf)

O o Fortuna Düsseldorf, clube da segunda divisão alemã, teve um início de sucesso para a iniciativa “Fortuna para Todos”, estratégia inovadora que distribui ingressos grátis para a torcida, em uma tentativa de aproximar o time da torcida e da população de Dusseldorf. Cerca de 52 mil torcedores estiveram presentes na Merkur Spiel-Arena para assistir ao time superar o Kaiserslautern por 4 a 3, no último sábado, pela segunda divisão alemã.

A iniciativa “Fortuna para Todos” foi anunciada pela primeira vez no final da temporada 2022/23, com o clube alemão prometendo distribuir bilhetes grátis a todos os fãs que assistissem a determinados jogos no estádio Merkur Spiel-Arena. Três jogos da Bundesliga 2 estão incluídos no projeto, que começou neste fim de semana. O presidente-executivo do Fortuna Düsseldorf, Alexander Jobst, revelou que o clube recebeu mais de 120 mil pedidos de ingressos para a partida, o que representa quatro vezes o número de ingressos disponíveis. Cerca de 21.000 ingressos foram concedidos aos torcedores por meio de um sistema de loteria, com os assentos restantes destinados aos portadores de ingressos para a temporada.

Sobre os fãs presentes no jogo, Jobst acrescentou que 20 a 25 por cento eram novos adeptos, com a iniciativa permitindo que pessoas de todas as origens pudessem vivenciar o ambiente do dia do jogo. Além disso, entre 80 a 85 por cento dos torcedores são da cidade de Dusseldorf, enfatizando os laços do clube com a comunidade local, com os restantes 15 por cento vindos do exterior ou da população japonesa da cidade.

Embora haja uma perda de receita por dia, estimada em cerca de € 450.000 (US$ 475.747) a € 500.000 (US$ 528.608) por jogo, o clube será compensado pelo aumento do investimento de seus parceiros comerciais, como a Hewlett Packard Enterprise (HPE) e Targobank. Segundo Jobst, a combinação de direitos de patrocínio e marketing, assim como o potencial social criado pela iniciativa foram atraentes para os parceiros comerciais do clube.

“Primeiro, eles querem ver o sucesso esportivo”, disse ele. “Eles obtêm direitos de marketing de patrocínio. Mas em segundo lugar, eles vêem um campo muito, muito forte e algo completamente novo, que estão permitindo a entrada gratuita de ingressos com a vertente de responsabilidade social, que até agora não é comparável a nível mundial. Por isso acreditamos que tocamos num ponto que está na agenda das grandes empresas e é por isso que estamos muito convencidos de que novos parceiros devem apoiar o ‘Fortuna para Todos’ e os nossos fãs.”

Jobst ainda salientou que o clube está comprometido com o projeto de longo prazo e que a sua viabilidade não depende da sorte do time em campo. Em termos de métricas de sucesso, ele citou a popularidade entre os torcedores, assim como a demanda por ingressos e o crescimento de sua base de fãs como resultado da iniciativa. Ele também enfatizou a necessidade de mais parceiros aderirem para poder oferecer mais jogos gratuitamente no futuro, com o “Fortuna para Todos” programado para ser realizado nos próximos cinco anos.

Os próximos jogos gratuitos serão contra o St. Pauli, em janeiro, e contra o Eintracht Braunschweig, em abril, ambos também pela Bundesliga 2. Para as próximas temporadas, a ideia do projeto é expandi-lo para mais partidas e, eventualmente, para todos os jogos em casa.