O Campeonato Brasileiro vem ganhando cada vez mais investimento por parte das casas de apostas. Dos 20 clubes da Série A, 14 são patrocinados por “Bets”. Além disso, a Betano comprou os naming rights do Brasileirão 2024, no que foi considerado o maior acordo da história feito pela CBF.
Vale destacar que a casa de apostas já tem os naming rights da Série B e da Copa do Brasil, outras competições organizadas pela entidade máxima do futebol brasileiro. Em relação aos clubes, a Betano patrocina apenas o Atlético-MG. Mas o acordo não chega nem perto do que a Pixbet paga ao Flamengo, que lidera o ranking de patrocínio máster do Brasil. Veja o Top 10 da Série A:
1 – Flamengo (Pixbet)
No fim de maio, o conselho do Flamengo aprovou o maior patrocínio máster da história do clube. Inicialmente, a Pixbet pagará R$ 105 milhões. Em 2025, essas cifras subirão para R$ 115 milhões e, se houver uma renovação para 2026 e 2027, o valor fixo será de R$ 125 milhões, totalizando R$ 470 milhões em quatro anos.
2 – Palmeiras (Crefisa)
Patrocinadora do Palmeiras desde 2015, a Crefisa paga R$ 81 milhões anuais pela exclusividade da marca na camisa, além da exposição em outras propriedades de marketing. O acordo vai até dezembro de 2024 e ainda não houve conversas para uma renovação. Inclusive, a presidente do clube, Leila Pereira, admitiu que a competição financeira com as casas de apostas esportivas é uma batalha difícil de vencer e que deve ser o caminho natural para o verdão em 2025.
3 – Vasco (Betfair)
No início de maio, o Vasco fechou um acordo milionário com a Betfair. Até o fim de 2025, a casa de apostas pagará R$ 115 milhões para expor sua marca na região nobre da camisa vascaína, sendo R$ 70 milhões já para este ano. Esse é o maior patrocínio máster da história do clube.
4 – Fluminense e São Paulo (Superbet)
Diferente de outras casas de aposta, a Superbet paga o mesmo valor para os clubes que patrocina. O acordo com São Paulo e Fluminense é por três anos e renderá aos tricolores uma bagatela de R$ 156 milhões, sendo R$ 52 milhões a cada temporada.
6 – Grêmio e Internacional (Banrisul)
Apesar de serem eternos rivais, Grêmio e Internacional são patrocinados pelo banco Banrisul desde 2001. Por ano, a dupla Gre-Nal arrecada R$ 30 milhões.
8 – Botafogo (Parimatch)
Atualmente, o Botafogo vem sendo patrocinado pela Parimatch. O contrato com a casa de apostas online vai até o fim de 2024 e renderá R$ 55 milhões ao clube, sendo R$ 27,5 milhões por temporada.
9 – Cruzeiro (Betfair)
Além do Vasco, a casa de apostas Betfair patrocina o Cruzeiro. O contrato se encerra este ano e as conversas para uma renovação já estão acontecendo. A SAF comandada por Pedro Lourenço deseja um aumento do valor fixo e mais bônus dentro do acordo. Atualmente, a Raposa recebe apenas R$ 25 milhões por ano.
10 – Fortaleza (Novibet)
O Fortaleza é dono do maior patrocínio da história de um clube nordestino: R$ 40 milhões, sendo R$ 20 milhões a cada temporada.
Fora do Top 10, temos Bahia e Athletico-PR, que são patrocinados pela mesma casa de apostas, a Esportes da Sorte. Os dois recebem R$ 19 milhões e R$ 16 milhões, respectivamente. Outra surpresa foi a ausência do Atlético-MG, que recentemente ampliou o contrato com a Betano. De acordo com Bruno Muzzi, CEO da SAF do Galo, o valor saiu de R$ 14 milhões para R$ 18 milhões.
Vale ressaltar que a primeira colocação da lista pertencia ao Corinthians. No início do ano, a empresa VaideBet havia firmado um contrato para ser a nova patrocinadora máster do clube. Em um acordo de três anos, o Timão receberia R$ 370 milhões, sendo R$ 123,3 milhões por ano. Entretanto, por conta de denúncias de repasse indevido de parte do valor da comissão para uma empresa laranja, a casa de apostas usou a cláusula anticorrupção no contrato para encerrar a parceria, em junho.