O serviço de streaming indiano JioCinema atraiu 32 milhões de espectadores para a transmissão da final da Premier League Indiana (IPL) de 2023, conquistando um recorde global de visualizações simultâneas de um evento transmitido ao vivo. O recorde anterior também havia sido alcançado em uma transmissão de um jogo de críquete, quando 25,3 milhões de espectadores simultâneos acessaram a plataforma Hotstar durante a semifinal da Copa do Mundo de Críquete de 2019, entre a Índia e a Nova Zelândia.
O número de espectadores da final entre Chennai Super Kings e o Gujarat Titans foi impulsionado não apenas pela distribuição gratuita da partida atrasada e encurtada pela chuva, mas também pela especulação dos fãs de que o astro do críquete de Chennai, Mahendra Singh Dhoni, faria a sua última aparição profissional.
A temporada da IPL de 2023 foi a primeira no contrato de direitos digitais de US$ 3 bilhões com a Viacom18, válido até 2027, e completa uma campanha de estreia impressionante para o JioCinema, que gerou 1,47 bilhão de visualizações totais de vídeo durante o fim de semana de abertura da liga e 13 bilhões de visualizações de vídeo nas primeiras cinco semanas.
A plataforma de streaming Disney Star, que detém os direitos televisivos do IPL nos Estados Unidos, ainda não divulgou a audiência da final, mas já confirmou ao SportsPro que a temporada de 2023 foi a edição mais assistida de todos os tempos na televisão, com transmissões ao vivo das primeiras 66 partidas chegando a 482 milhões de espectadores.
O JioCinema é um serviço de streaming apoiado pelo bilionário indiano Mukesh Ambani, que é o homem mais rico da Ásia e o proprietário de equipes esportivas mais rico do mundo, com um patrimônio líquido estimado em quase US$ 90 bilhões. Ambani também é proprietário do time de críquete indiano Mumbai Indians.
Notícias relacionadas
Clubes brasileiros movimentam mais de R$ 2 bilhões em transferências na temporada
26 de dezembro de 2024
Clubes brasileiros investiram mais de R$ 1 bilhão em reforços nesta temporada
25 de dezembro de 2024
Como a tecnologia escalável está impulsionando os planos globais da NFL
24 de dezembro de 2024