Autodenominada como a “equipe mais verde da grid mais verde”, a Envision Racing compete na Fórmula E desde a corrida inaugural da série totalmente elétrica em 2014, embora originalmente sob o nome de Virgin Racing. Primeira equipe de Fórmula E a ser certificada como neutra em carbono pelo Carbon Trust em 2020, a equipe sediada em Silverstone se orgulha de abrir caminho na sustentabilidade.
O Grupo Envision é um fornecedor líder de soluções de sistemas de energia renovável, portanto a participação da equipe na principal série de automobilismo totalmente elétrica do mundo serve apenas para ampliar a missão mais ampla da empresa. “A Envision é a pura definição de uma empresa de tecnologia verde e somos uma extensão disso”, disse Sylvain Filippi, diretor administrativo e diretor técnico da Envision Racing, ao BlackBook Motorsport. “Somos uma das divisões da organização, [essencialmente] a plataforma de marketing e mídia.”
O efeito cascata das tentativas do Grupo Envision de ser pioneiro em soluções sustentáveis dá propósito e significado adicionais à estratégia ambiental da equipe. Isso ajudou a Envision Racing a se tornar líder não apenas na Fórmula E, mas no cenário global.
A equipe possui credenciamento ambiental de três estrelas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e foi a primeira equipe de automobilismo a assinar o Quadro Esportes para Ação Climática da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).
Além disso, na COP28, no final do ano passado, a Envision foi a única equipe esportiva a estar presente com um stand na ‘zona azul’, o espaço formal de conferências e negociações gerido pela ONU sobre Alterações Climáticas. Esta área só permite a entrada de delegações partidárias, chefes de estado, observadores admitidos e imprensa credenciada.
No entanto, para além destes compromissos, a Envision está investindo nas suas próprias iniciativas. A iniciativa Corrida Contra as Mudanças Climáticas (RACC), por exemplo, tem ganhado destaque nos carros da equipe e fora das pistas, com a intenção de sediar eventos que eduquem o público da Fórmula E sobre os benefícios de uma vida mais sustentável.
“Tivemos a ideia de usar [a Fórmula E] para nos aprofundarmos e falarmos sobre assuntos mais profundos em torno da mobilidade elétrica”, explica Filippi. “Organizaremos eventos presenciais e contaremos com palestrantes incríveis – pessoas realmente fascinantes – que comparecerão aos nossos eventos com público no local, mas também com transmissão on-line para que qualquer pessoa possa acessá-los.”
Uma vertente notável da iniciativa RACC é a campanha Cadeia Sustentável. Fundada em 2021, a campanha é baseada no incentivo aos fãs de todo o mundo a comprometerem-se com um objetivo que irá reduzir a sua emissão de carbono. Para cada compromisso assumido por um torcedor, a equipe planta uma árvore em Madagascar. Existem atualmente 12 compromissos diferentes que os fãs podem assumir – desde reduzir o consumo de carne até viajar em meios de transporte mais sustentáveis ou utilizar menos água.
Em 2021, a Envision estabeleceu a meta de gerar um milhão de promessas, e a equipe viu quase 250.000 promessas feitas até o momento. “Se alguém me tivesse dito que teríamos 250 mil promessas, eu não teria acreditado, especialmente em tão pouco tempo”, admite Filippi.
Notícias relacionadas
Janela de transferência adicional pode atrapalhar clubes brasileiros em 2025
25 de novembro de 2024