Entenda como a Envision Racing usa a Fórmula E para promover a sustentabilidade

Presente na Fórmula E desde a corrida inaugural da série totalmente elétrica, a Envision Racing se compromete a promover a sustentabilidade


Por Redação

10 de março de 2024

Envision Racing usa a Fórmula E para promover a sustentabilidade (Foto: Andrew Parson / Flickr)

Autodenominada como a “equipe mais verde da grid mais verde”, a Envision Racing compete na Fórmula E desde a corrida inaugural da série totalmente elétrica em 2014, embora originalmente sob o nome de Virgin Racing. Primeira equipe de Fórmula E a ser certificada como neutra em carbono pelo Carbon Trust em 2020, a equipe sediada em Silverstone se orgulha de abrir caminho na sustentabilidade.

O Grupo Envision é um fornecedor líder de soluções de sistemas de energia renovável, portanto a participação da equipe na principal série de automobilismo totalmente elétrica do mundo serve apenas para ampliar a missão mais ampla da empresa. “A Envision é a pura definição de uma empresa de tecnologia verde e somos uma extensão disso”, disse Sylvain Filippi, diretor administrativo e diretor técnico da Envision Racing, ao BlackBook Motorsport. “Somos uma das divisões da organização, [essencialmente] a plataforma de marketing e mídia.”

O efeito cascata das tentativas do Grupo Envision de ser pioneiro em soluções sustentáveis ​​dá propósito e significado adicionais à estratégia ambiental da equipe. Isso ajudou a Envision Racing a se tornar líder não apenas na Fórmula E, mas no cenário global.

A equipe possui credenciamento ambiental de três estrelas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e foi a primeira equipe de automobilismo a assinar o Quadro Esportes para Ação Climática da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Além disso, na COP28, no final do ano passado, a Envision foi a única equipe esportiva a estar presente com um stand na ‘zona azul’, o espaço formal de conferências e negociações gerido pela ONU sobre Alterações Climáticas. Esta área só permite a entrada de delegações partidárias, chefes de estado, observadores admitidos e imprensa credenciada.

No entanto, para além destes compromissos, a Envision está investindo nas suas próprias iniciativas. A iniciativa Corrida Contra as Mudanças Climáticas (RACC), por exemplo, tem ganhado destaque nos carros da equipe e fora das pistas, com a intenção de sediar eventos que eduquem o público da Fórmula E sobre os benefícios de uma vida mais sustentável.

“Tivemos a ideia de usar [a Fórmula E] para nos aprofundarmos e falarmos sobre assuntos mais profundos em torno da mobilidade elétrica”, explica Filippi. “Organizaremos eventos presenciais e contaremos com palestrantes incríveis – pessoas realmente fascinantes – que comparecerão aos nossos eventos com público no local, mas também com transmissão on-line para que qualquer pessoa possa acessá-los.”

Uma vertente notável da iniciativa RACC é a campanha Cadeia Sustentável. Fundada em 2021, a campanha é baseada no incentivo aos fãs de todo o mundo a comprometerem-se com um objetivo que irá reduzir a sua emissão de carbono. Para cada compromisso assumido por um torcedor, a equipe planta uma árvore em Madagascar. Existem atualmente 12 compromissos diferentes que os fãs podem assumir – desde reduzir o consumo de carne até viajar em meios de transporte mais sustentáveis ​​ou utilizar menos água.

Em 2021, a Envision estabeleceu a meta de gerar um milhão de promessas, e a equipe viu quase 250.000 promessas feitas até o momento. “Se alguém me tivesse dito que teríamos 250 mil promessas, eu não teria acreditado, especialmente em tão pouco tempo”, admite Filippi.