A temporada 2024 da Liga Nacional de Futsal já está batendo na porta e promete ser inesquecível. No ano em que completa 10 anos de independência, a competição tem muito o que comemorar: a edição recém-terminada teve transmissão da decisão na TV aberta, além de 32 jogos ao vivo na TV fechada e todas as partidas disponíveis no streaming.
Com representantes de 24 cidades – concentrados majoritariamente nas regiões Sul e Sudeste -, a competição terá 305 jogos, transmitidos pela Globo, Sportv e LNFTV, canal do YouTube da LNF. O ano também marcará a inauguração do Talentos LNF, categoria sub-20, um sinal de crescimento da entidade. Atualmente, são 6 parceiros com a competição: a Cresol, patrocinadora master, Umbro e Krona, patrocinadores, além de EY, GIOCO, Win the Game e Golden Goal, apoiadores da competição.
Vencida pelo Atlântico, de Erechim, a temporada 2023 foi especial para a parceria da Golden Goal com a LNF. Nesse (e em futuros textos) contaremos um pouco de como nasceu essa relação, o que foi desenvolvido até então e o que vem pela frente.
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Trabalho consultivo: o início
Em março passado, um canal foi aberto entre a LNF e a Golden Goal. A Liga trouxe o cenário e o time da Golden Goal se propôs a um processo extenso de compreender o todo. O processo ocorreria em três fases:
Dentre os tópicos abordados no diagnóstico, estavam estruturação de frentes comerciais, compreensão sobre direitos de transmissão, melhores práticas do mercado, precificação dos assets, estratégia comercial de patrocínios e elaboração de um planejamento estratégico, que culminou em um novo plano de cotas e contrapartidas.
O mergulho dentro do universo da LNF foi profundo: de pesquisas externas a entrevistas com diversos stakeholders, de leitura de regulamentos a um estudo histórico comparativo de transmissões esportivas, juntamos conhecimento o suficiente para propor recomendações à LNF, que atingissem 6 objetivos principais:
- Reforçar posicionamento da marca;
- Valorizar o produto;
- Revisar plano de patrocínios;
- Aumentar distribuição e valores dos direitos de transmissão;
- Encontrar novas fontes de receita para a Liga;
- Desenvolver um novo plano comercial.
“Estamos honrados e comprometidos em participar desse novo momento da LNF. Foi um processo inicial de consultoria com imersão, pesquisas e muito aprendizado sobre o universo do futsal brasileiro. No segundo momento, iniciamos a construção do novo plano estratégico da LNF, olhando principalmente para o fortalecimento da marca, aproximação com o torcedor e novas gerações de uma das modalidades mais praticada no Brasil, além de atrair novos patrocinadores para a competição. E por fim, apresentamos o novo plano comercial da LNF para o mercado e que já estará em prática a partir dessa temporada. É sempre gratificante ver, viver e participar desse processo de “remodelagem” de um produto esportivo já consolidado no mercado esportivo nacional”, declarou Eduardo Seidel, gerente de Patrocínio da Golden Goal.
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Recomendando um plano comercial
Passada a etapa de diagnóstico e recomendações, era a hora de dar o próximo passo. Querendo endereçar dificuldades encontradas no caminho, foi elaborado um plano comercial de patrocínios para 2024.
Nascia então o Plano de Contrapartidas 360º, sempre com inovação e modernidade através de benchmarks de outros players do mercado esportivo, de uma maneira customizada para cada marca. Dentro dele, 7 campos são trabalhados para o fortalecimento da Liga:
Em alguns desses territórios, já há exemplos concretos de mudanças e resultados. Na casinha de “branding”, patrocinadores reconhecem o valor de associar suas marcas à Liga, como mostra a fala do VP Comercial e Marketing da Krona, Valdicir Kortmann:
“A Liga Nacional de Futsal é uma das competições mais tradicionais do esporte brasileiro e movimenta torcidas apaixonadas, que comparecem aos ginásios e dão grande audiência nas transmissões ao vivo. Para nós, da Krona, que também somos apaixonados pelo esporte, proporciona ainda uma comunicação muito eficiente da marca com nosso público. Sem dúvida, a LNF agrega muito à nossa estratégia de investir no marketing esportivo.”
No campo da “exposição de marca”, a equipe da Golden Goal propôs um incremento ao modelo que já existia: um novo enxoval por partida, envolvendo placas de publicidade, placas de led, adesivos na quadra, entre outros.
No digital, colabs com marcas, quadros fixos de ativação, lives, interatividade com o público. E a primeira temporada de webséries contando os bastidores do torneio. São mais de 650 mil fãs nas redes sociais atualmente.
No plano recomendado, ingressos também passam por um envelopamento especial, que permite que marcas usem promocionalmente ou relacionamento.
Dentro das possibilidades de experiências e memorabílias, estão dinâmicas no matchday, meeting point, distribuição de brindes, encontros virtuais com atletas, diárias com a taça da LNF.
“A parceria com a Golden Goal é uma busca na profissionalização da área comercial da Liga, acreditamos que com isto, possamos trazer novos investidores e investimentos na LNF”, afirmou Norberto Mello, diretor executivo da LNF.
Conclusão e o que vem pela frente
A relação desenvolvida entre Golden Goal e LNF atingiu um ponto de maturidade muito importante. Iniciado através de uma consultoria específica, ficou claro o valor gerado e os frutos que uma parceria duradoura poderia render de lado a lado.
Ao longo do ano, apresentaremos mais elementos desse case de sucesso, mergulhando mais a fundo em números, experiências e insights desenvolvidos durante todo o processo inicial.
Dentro das quadras, é hora de acompanhar a sensacional temporada da LNF, que estará totalmente disponível no canal do YouTube da LNFTV e na CazéTV, maior canal de YouTube esportivo do país, com mais de 12 milhões de inscritos, que foi anunciada como emissora oficial da LNF na última quarta-feira (27). Além disso, também serão transmitidos jogos de destaque no SporTV. Quem leva a temporada 2024 do melhor futsal do mundo?
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