Efeito Messi: MLS Season Pass registra 300 mil novos assinantes

A estreia de Messi no Inter Miami atraiu 110 mil novos assinantes no MLS Season Pass, que está na primeira temporada de um acordo com a Apple


Por Redação

16 de setembro de 2023

Efeito Messi: MLS Season Pass registra 110 mil novos assinantes (Foto: Tareq Ismail / Unsplash)

A estreia de Lionel Messi pelo Inter Miami atraiu mais de 100.000 novos assinantes para o Season Pass da Major League Soccer (MLS) da Apple TV – o maior aumento em um único dia desde que o serviço de streaming foi lançado no início da temporada de 2023. A lenda do futebol argentino ingressou no clube vindo do time francês Paris Saint-Germain na última janela de transferências e fez sua primeira aparição em uma partida da Copa da MLS contra o time mexicano Cruz Azul, no dia 21 de julho.

Dados levantados pelo SportsProMedia mostram que a Apple adquiriu 110.075 novos usuários no dia do jogo e outros 65.000 assinantes quando Messi jogou sua segunda partida contra o Atlanta United, em 25 de julho. Para se ter uma ideia, foram 6.143 inscrições na véspera da estreia de Messi, segundo o Wall Street Journal (WSJ). Relatórios anteriores sugeriram que a Apple adicionou 300.000 novos assinantes no total durante o primeiro mês da carreira de Messi na MLS, embora se pense que haja mais de um milhão de usuários no total.

Os insights da Antena também mostram que quase metade dos que se inscreveram no MLS Season Pass entre fevereiro e julho de 2023 eram assinantes do Apple TV+. Enquanto isso, 15% dos novos assinantes do Season Pass também se inscreveram no Apple TV+. Os números mostram o impacto que Messi teve na MLS, que está na primeira temporada de um acordo de transmissão global de dez anos, no valor de US$ 2,5 bilhões, apenas por streaming, com a Apple, que inclui os direitos de todos os jogos da primeira divisão do futebol dos EUA.

Tanto a Apple quanto a MLS indicaram que estão felizes com o desempenho do empreendimento nos primeiros meses, mas o número de assinantes e os números de audiência têm sido um segredo bem guardado – algo que supostamente frustrou os executivos da equipe que prefeririam maior visibilidade. Muitos membros da indústria esportiva estão de olho no empreendimento e nessas métricas de terceiros, especialmente aqueles que estão considerando expandir sua presença em streaming em um futuro próximo – ou garantir uma estrela marcante para aumentar a audiência.