Copa do Mundo: os maiores artilheiros da história do torneio

Confira os maiores artilheiros da história da Copa do Mundo e da seleção brasileira, além dos artilheiros da Copa do Qatar


Por Guilherme Calafate

15 de novembro de 2022

Copa do Mundo: os maiores artilheiros da história do torneio  Copa do Mundo: os maiores artilheiros da história do torneio 

A Copa do Mundo FIFA 2022 no Qatar começará no próximo domingo (20) e as expectativas dos torcedores estão cada vez maiores. Além das suposições sobre qual seleção será a campeã do maior torneio esportivo do mundo, há grande expectativa em torno dos atacantes com potencial para marcar mais gols e brigar pela artilharia da Copa, liderando a sua seleção à glória mundial.  

Devido ao início da Copa do Mundo no Qatar, o Sport Insider decidiu recordar quem são os maiores artilheiros da história da competição. Além de acompanhar a artilharia do torneio e os principais atacantes que despontam como favoritos para assumir a liderança da artilharia da Copa do Qatar.  

Artilheiros da Copa do Mundo FIFA 2022 no Qatar

JogadorNº de gols
1.Mbappé (França)5
2.Enner Valencia (Equador)3
Gakpo (Holanda)3
Giroud (França)3
Messi (Argentina)3
Morata (Espanha)3
Rashford (Inglaterra)3
Richarlison (Brasil)3
Saka (Inglaterra)3

Maiores artilheiros da Copa do Mundo 

O maior artilheiro da história da Copa do Mundo é o atacante alemão Klose, com 16 gols. Ele conquistou o primeiro lugar no fatídico 7 a 1 contra o Brasil, na semifinal em 2014 – a sua última Copa do Mundo antes de se aposentar. Em segundo lugar na lista de artilheiros aparece o brasileiro Ronaldo com 15 gols, marca atingida em quatro copas disputadas. Confira abaixo a lista completa dos maiores artilheiros de Copas do Mundo: 

  1. Miroslav Klose (Alemanha) – 16 gols  
  1. Ronaldo Fenômeno (Brasil) – 15 gols  
  1. Gerd Müller (Alemanha) – 14 gols  
  1. Just Fontaine (França) – 13 gols  
  1. Pelé (Brasil) – 12 gols  
  1. Sándor Kocsis ( Hungria) – 11 gols  
  1. Jürgen Klinsmann (Alemanha) – 11 gols  
  1. Helmut Rahn (Alemanha Ocidental) – 10 gols  
  1. Gary Lineker (Inglaterra) – 10 gols  
  1. Gabriel Batistuta (Argentina) – 10 gols 
  1. Teófilo Cubillas (Peru) – 10 gols  
  1. Thomas Müller (Alemanha) – 10 gols  
  1. Grzegorz Lato (Polônia) – 10 gols 

Maiores artilheiros por edição 

Além dos maiores artilheiros da história da Copa do Mundo, outros atacantes entraram para o livro dos recordes por marcar mais gols em uma única edição do torneio – no qual os jogadores podem disputar até, no máximo, sete partidas, de acordo com o desempenho de sua seleção. Nesta lista, o Brasil possui três representantes, que são atacantes que fizeram história com a camisa amarelinha: Ademir de Menezes, que marcou 9 gols na Copa de 1950, Ronaldo, artilheiro da Copa de 2002 com 8 gols, e Leônidas da Silva, com 7 gols na Copa de 1938.  

  1. Just Fontaine (França) – 13 gols (1958) 
  1. Sándor Kocsis (Hungria) – 11 gols (1954) 
  1. Gerd Müller (Alemanha) – 10 gols (1970) 
  1. Ademir de Menezes (Brasil) – 9 gols (1950) 
  1. Eusébio (Portugal) – 9 gols (1966) 
  1. Guillermo Stábile (Argentina) – 8 gols (1930) 
  1. Ronaldo (Brasil) – 8 gols (2002) 
  1. Leônidas da Silva (Brasil) – 7 gols (1938) 
  1. Grzegorz Lato (Polônia) – 7 gols (1974) 

Maiores artilheiros brasileiros em Copas do Mundo  

No topo da lista dos principais artilheiros brasileiros em Copas do Mundo está Ronaldo Fenômeno, um dos grandes centroavantes da história do futebol. No total, Ronaldo marcou 15 gols em quatro Copas do Mundo disputadas, superando outros grandes nomes do futebol brasileiro, como Pelé, Ademir de Menezes, Jairzinho e Vavá. Confira a lista completa dos maiores artilheiros da seleção brasileira em Copas do Mundo:  

  1. Ronaldo Fenômeno – 15 gols 
  1. Pelé – 12 gols 
  1. Ademir de Menezes – 9 gols 
  1. Jairzinho – 9 gols 
  1. Vavá – 9 gols 
  1. Careca – 7 Gols 
  1. Leônidas da Silva – 7 gols 
  1. Neymar – 6 gols 
  1. Roberto Rivelino – 6 gols 
  1. Bebeto – 6 gols 
  1. Zico – 5 gols 
  1. Romário – 5 gols 
  1. Garrincha – 5 gols 

Entre os 13 jogadores no ranking dos maiores artilheiros brasileiros, o único que ainda está em atividade é Neymar, o camisa 10 do Brasil e do Paris Saint-Germain. Atualmente, o craque conta com 74 gols em 117 jogos, já ultrapassou Ronaldo e precisa de apenas 4 gols para superar o Rei Pelé e assumir a liderança da lista dos maiores goleadores da história da seleção brasileira. Entretanto, em Copas do Mundo, Neymar tem apenas 6 gols em duas edições disputadas, em 2014 e 2018. O craque já tem seu nome entre os grandes jogadores brasileiros de todos os tempos, mas conseguir a liderança do ranking de artilheiros brasileiros em Copas do Mundo parece estar distante – principalmente diante das declarações públicas de que esta seria a sua última Copa.  

Maiores artilheiros do futebol mundial em 2022 

Entre os cinco maiores artilheiros do ano de 2022 e, consequentemente, os atacantes com grande potencial para se destacar na Copa do Qatar, estão nomes de peso do futebol mundial como Kyllian Mbappé e Robert Lewandowski. O francês e o polonês são apontados por muitos como os principais jogadores e referências no ataque de suas respectivas seleções.  

Maiores artilheiros do ano de 2022: 

  1. Kyllian Mbappé – 46 gols 
  1. Erling Haaland – 42 gols  
  1. Germán Cano – 42 gols  
  1. Bergson – 41 gols 
  1. Robert Lewandowski – 40 gols 
Copa do Mundo: os maiores artilheiros da história do torneio 
(Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images)

Com uma impressionante marca de 46 gols em 47 jogos disputados em 2022, o astro do futebol francês Mbappé é considerado um dos craques desta Copa do Mundo de 2022. O atacante do PSG teve papel importantíssimo na Copa da Rússia, em 2018, onde marcou quatro gols, incluindo um na final contra a Croácia, e foi campeão mundial com apenas 19 anos. Além de se tornar o segundo jogador mais jovem a marcar um gol em uma final de Copa do Mundo, ficando atrás apenas de Pelé, que tinha 17 anos em 1958. 

(Foto: Adam Nurkiewicz/Getty Images)

Em um momento de carreira bem distinto e numa seleção que está distante das favoritas ao título, o experiente artilheiro polonês Robert Lewandowski tem 40 gols em 45 jogos disputados em 2022 e é a maior esperança de sua nação para a Copa do Qatar. Com 34 anos de idade, Lewandowski pode ter nesta Copa do Mundo a sua última oportunidade para obter um resultado expressivo com o seu país e disputar a artilheira do principal torneio esportivo do planeta.