Copa do Mundo de 2034 pode ter um estádio à beira do penhasco

Descrita como um futuro centro global, Neom deve ser uma das sedes do torneio que será disputado na Arábia Saudita


Por Raphael Fernandes

14 de agosto de 2024

Uma foto que mostra pai e filha com as camisas "20" e "34", indicando o ano que acontecerá a Copa do Mundo na Arábia Saudita. Créditos: Nathalia Teixeira

Recentemente, a Arábia Saudita apresentou sua proposta formal à FIFA para sediar a Copa do Mundo de 2034. De acordo com a ESPN, os sauditas pretendem construir 11 estádios em cinco cidades-sede, incluindo uma arena futurista em Neom.

Anunciada em 2017 como parte da visão do país de diversificar a economia e reduzir a dependência do petróleo, a cidade vem sendo descrita como o futuro centro global, afinal, estamos falando de uma tecnologia de ponta e de infraestrutura inteligente, no qual abrigará o Neom Stadium.

Com capacidade para 45 mil pessoas, o estádio será erguido na borda de um penhasco na região chamada ‘The Line’, que funcionará sem estradas, carros ou emissões de carbono, utilizando 100% de energia renovável. O acesso ao local será possível apenas por transporte público ou veículos autônomos.

Neom Stadium, futuro estádio da Copa do Mundo de 2034.
A região The Line será projetada para acomodar 9 milhões de pessoas em uma área de apenas 34 km² (Créditos: Youtube/TFC Stadiums)

“O Neom Stadium será o mais único do mundo. Com um campo situado a mais de 350 metros do solo e vistas deslumbrantes, a arena proporcionará uma experiência incomparável aos torcedores”, destacou o comitê saudita em um esboço de sua candidatura.

Por enquanto, a FIFA ainda não se manifestou sobre a proposta da Arábia Saudita, mas é provável que seja aceita nos próximos dias. Inclusive, no ano passado, o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, já havia insinuado essa decisão nas redes sociais.

Arábia Saudita quer Vinicius Jr. como embaixador da Copa do Mundo de 2034

Vinicius Jr. em ação pelo Real Madrid.
Com 29 anos, Vinicius Jr.  teria a liberdade de retornar ao futebol europeu ou seguir outros rumos na carreira após o contrato com o Al-Ahly (Créditos: Getty Images)

Após atrair Cristiano Ronaldo e Neymar Jr. com salários astronômicos, o Fundo Público de Investimentos (PIF) do governo da Arábia Saudita já tem seu próximo alvo: Vinicius Jr. De acordo com o The Athletic, o Al-Ahly deve oferecer um contrato de 1 bilhão de euros (R$ 6 bilhões) por cinco anos ao craque brasileiro.

Além disso, Vinicius Jr. teria o papel de embaixador da liga saudita e da Copa do Mundo de 2034, além da possibilidade de assumir algum cargo local após a aposentadoria como jogador. Pessoas próximas ao atacante do Real Madrid estão analisando com cautela a oferta, dado o valor exorbitante, que poderia garantir o futuro de gerações de sua família.

Vale lembrar que, no ano passado, o PIF ofereceu 700 milhões de euros (R$ 3,6 bilhões) para Kylian Mbappé. O contrato seria de um ano com o Al-Hilal, e o craque francês reeditaria a dupla com Neymar Jr. Entretanto, Mbappé sequer abriu negociações com o clube. Na época, ninguém imaginava que ele já tinha um pré-contrato com o Real Madrid.