Copa América 2024: uma análise financeira

Saiba mais sobre os aspectos econômicos da Copa América 2024, atual edição do torneio continental de futebol mais antigo do mundo


Por Redação

25 de junho de 2024

Copa América 2024: uma análise financeira (Créditos: Nathalia Teixeira)

A Copa América 2024, um dos eventos esportivos mais aguardados do continente, promete não apenas um espetáculo de futebol, mas também um impacto significativo na economia dos Estados Unidos, país sede desta edição do torneio. Desde a venda de ingressos até o turismo, passando por patrocínios e direitos de transmissão, cada aspecto econômico da Copa América 2024 tem o potencial de influenciar as finanças locais e regionais.

Competição continental de futebol mais antiga do mundo, a Copa América deste ano também serve como um ensaio principal antes da Copa do Mundo FIFA de 2026, que será realizada nos EUA, México e Canadá. Em uma análise abrangente do evento, fornecemos um panorama essencial de todas as principais informações relacionadas aos aspectos econômicos da Copa América.

Sedes e estádios da Copa América 2024

A realização do torneio deste ano nos EUA é resultado de uma parceria estratégica firmada no início do ano passado entre a Conmebol e a Concacaf, que visava desenvolver o esporte em ambas as regiões. O acordo incluiu não apenas a realização da Copa América 2024 nos Estados Unidos, mas também a participação das seleções femininas da Conmebol na Concacaf W Gold Cup de 2024, realizada no início deste ano, e uma nova competição conjunta de clubes.

Além de fazer parte de uma estratégia de expansão geográfica do futebol, a Copa América é uma espécie de teste para a Copa do Mundo da FIFA de 2026, que também será realizada nos EUA, juntamente com Canadá e México. A maioria das cidades e dos estádios utilizadas na Copa América 2024 também devem receber jogos da Copa do Mundo.

A expectativa é de que a Copa América 2024 conte com até 1,4 milhão de espectadores, que acompanharão as partidas em 14 estádios espalhados pelos Estados Unidos. Até o momento, segundo a Conmebol, mais de 1 milhão de ingressos já foram vendidos. As sedes estão separadas em três regiões: Costa Oeste, Centro e Costa Leste. Cada um dos quatro grupos terá suas partidas concentradas em duas regiões, assim como cada fase dos mata-matas. Assim, as viagens mais longas serão menos frequentes.

Copa América 2024: uma análise financeira
Cidades e estádios sedes da Copa América 2024 (Fonte: Football Benchmark)

A Costa Oeste conta com quatro estádios. O SoFi Stadium, em Inglewood (Califórnia), é o maior deles, com capacidade para 70 mil torcedores. Levi’s Stadium (68.500), em Santa Clara (Califórnia), Allegiant Stadium (65 mil), em Las Vegas (Nevada), e State Farm Stadium (63.400), em Glendale (Arizona), completam a lista.

No Centro, o maior estádio será o AT&T Stadium, em Arlington (Texas), que pode receber até 80 mil pessoas. Geha Field at Arrowhead Stadium (76.400), em Kansas City (Missouri), NRG Stadium (72.220), em Houston (Texas), Q2 Stadium (20.700), em Austin (Texas), e Children’s Mercy Park (18.500), em Kansas City (Kansas), também receberão jogos.

Por fim, a Costa Leste receberá a partida de abertura e a final. A abertura da competição foi realizada no Mercedes-Benz Stadium (71 mil lugares), em Atlanta (Geórgia), enquanto a decisão acontecerá no Hard Rock Stadium (65.300), em Miami (Flórida). MetLife Stadium (82.500), em East Rutherford (Nova Jersey), Bank of America Stadium (74.500), em Charlotte (Carolina do Norte), e Inter&Co Stadium (25.500), em Orlando (Flórida), completam a lista de estádios da região.

Impacto econômico

A Copa América-2024 tem uma receita recorde estimada entre US$ 500 milhões e US$ 600 milhões (até R$ 3,3 bilhões). Esse valor representa pelo menos o triplo da arrecadação média de edições anteriores, que giravam entre US$ 150 e 160 milhões (R$ 870 milhões).

O principal motivo para o recorde de arrecadação é o grande impacto das bilheterias e hospitalities (pacotes de luxo) nos estádios. Os valores são em dólar e o poder aquisitivo é maior. Além disso, a competição atrai turistas de toda a América Latina, além de outros fatores, como ter um jogador lendário como Lionel Messi, em sua possível última aparição em torneios pela seleção da Argentina.

Em comparação, a diferença entre Eurocopa e Copa América é grande, com a Euro obtendo uma renda quatro vezes maior. A UEFA tem uma estimativa de arrecadação na casa de 2,4 bilhões de euros (R$ 14 bilhões) para a Euro 2024 na Alemanha. No entanto, na edição anterior, essa discrepância chegava a mais de dez vezes.

Premiação recorde

O valor total de prêmios em dinheiro em disputa na Copa América de 2024 é de US$ 72 milhões, um valor recorde que representa mais que o dobro dos US$ 19,5 milhões desembolsados ​​em 2021. A premiação da Copa América 2024 variará de acordo com a posição final de cada seleção, mas, apenas por participar do torneio, as equipes já garantiram um pagamento de US$ 2 milhões. O valor aumentará conforme os times avançarem.

As seleções que terminarem entre a 5ª e a 8ª colocações receberão US$ 2 milhões. O 4º colocado levará US$ 4 milhões, enquanto o 3º será premiado com US$ 5 milhões, e o vice-campeão, com US$ 7 milhões. O campeão embolsará US$ 16 milhões. Estes valores se somam aos US$ 2 milhões de participação. Portanto, a seleção que ficar com a taça levará, no total, US$ 18 milhões (cerca de R$ 98 milhões, pela cotação atual) em premiações.

Patrocinadores

Entre os patrocinadores, a Copa América 2024 contará com grandes marcas de ramos como apostas esportivas, e-commerce, transporte aéreo, cerveja, entre outros. Os parceiros globais da competição são Betano, Michelob Ultra, Mastercard, Mercado Livre, Coca-Cola, Latam/Delta Air Lines (joint venture) e Rexona. Enquanto BYD e TCL são patrocinadores regionais.

Além destas parcerias, específicas para a Copa América 2024, a Conmebol também conta com outros acordos relevantes para a competição. A confederação tem a Puma como fornecedora de materiais esportivos e a Absolut Sport como agência de turismo oficial.

Adidas domina os uniformes da Copa América

A Adidas domina o fornecimento de materiais esportivos para as seleções que estão disputando a Copa América 2024. Entre as cinco fornecedoras que possuem representantes no torneio, a marca alemã se destaca ao patrocinar metade dos países participantes: Argentina, Chile, Peru, México, Venezuela, Jamaica, Colômbia e Costa Rica. As oito equipes representam um aumento de quatro vezes em comparação com a última edição da Copa América, disputada em 2021, em que a marca alemã tinha acordos com apenas dois países (Argentina e Colômbia).

A Nike é a segunda fornecedora com mais acordos com equipes da Copa América 2024. A marca norte-americana patrocina Brasil, Canadá, Estados Unidos e Uruguai, ou seja, um quarto dos representantes. Em comparação com a última edição, a empresa duplicou o número de representantes.

A marca equatoriana Marathon aparece na terceira colocação entre os fornecedores de material esportivos. A empresa é responsável pelos uniformes de Bolívia e Equador. Puma e Reebok, novidade desta edição, fecham a lista com apenas uma seleção cada. As marcas possuem acordos com Paraguai e Panamá, respectivamente.

Os jogadores mais valiosos da Copa América 2024

Um dos favoritos ao título da Copa América 2024, o Brasil é dono do elenco mais valioso do torneio. Esta vantagem no valor de mercado se deve, em grande parte, a Vini Jr, Rodrygo e Gabriel Martinelli – que, juntos, valem cerca de € 588 milhões (R$ 3,4 bilhões). Confira abaixo os cinco jogadores mais valiosos das seleções favoritas a se classificarem em cada um dos grupos da Copa América, de acordo com levantamento da Football Benchmark.

Argentina (Grupo A)

  1. Julián Álvarez — € 104,1 milhões
  2. Lautaro Martínez — € 101,3 milhões
  3. Enzo Fernández — € 81,2 milhões
  4. Alejandro Garnacho — € 70,4 milhões
  5. Alexis Mac Allister — € 65,5 milhões

Chile (Grupo A)

  1. Ben Brereton Díaz — € 15,6 milhões
  2. Guillermo Maripán — € 8,5 milhões
  3. Víctor Dávila — € 6,8 milhões
  4. Paulo Díaz — € 6,7 milhões
  5. Diego Valdés — € 6,3 milhões

México (Grupo B)

  1. Santiago Gimenez — € 56,1 milhões
  2. Edson Álvarez — € 35,8 milhões
  3. Julián Quiñones — € 13,7 milhões
  4. Luis Chávez — € 9,6 milhões
  5. Érick Sánchez — € 9 milhões

Equador (Grupo B)

  1. Moisés Caicedo — € 65,7 milhões
  2. Piero Hincapié — € 48,2 milhões
  3. Willian Pacho — € 28,7 milhões
  4. José Cifuentes — € 8,2 milhões
  5. Félix Torres — € 6,7 milhões

Uruguai (Grupo C)

  1. Federico Valverde — € 108,6 milhões
  2. Darwin Núñez — € 83,3 milhões
  3. Manuel Ugarte — € 63,1 milhões
  4. Ronald Araujo — € 56,8 milhões
  5. Rodrigo Bentancur — € 33,1 milhões

Estados Unidos (Grupo C)

  1. Christian Pulisic — € 53,1 milhões
  2. Folarin Balogun — € 47,2 milhões
  3. Yunus Musah — € 29,7 milhões
  4. Brenden Aaronson — € 26,6 milhões
  5. Timothy Weah — € 26,4 milhões

Brasil (Grupo D)

  1. Vinícius Júnior — € 176,2 milhões
  2. Rodrygo — € 121,2 milhões
  3. Bruno Guimarães — € 84,6 milhões
  4. Gabriel Martinelli — € 76,4 milhões
  5. Gabriel Magalhães — € 68,8 milhões

Colômbia (Grupo D)

  1. Luis Díaz — € 83,8 milhões
  2. Jhon Durán — € 21,4 milhões
  3. Luis Sinisterra — € 20,1 milhões
  4. Jefferson Lerma — € 19,1 milhões
  5. Jhon Lucumí — € 14,9 milhões

Messi se torna o “rosto” da Copa América

Mesmo longe da Argentina, Lionel Messi está se sentindo em casa durante a Copa América 2024. Atuando na Major League Soccer (MLS), a liga norte-americana de futebol, desde junho de 2023, o craque é um dos responsáveis pelo crescimento do interesse do país no futebol e será um dos principais focos de atenção do torneio.

Messi chega para disputar o torneio continental com acordos de patrocínio com diversas grandes marcas globais. Em seu portfólio de parceiros estão Adidas, Apple, AB-Inbev, Bitget, Cirque du Soleil, Konami, Mastercard, Mengniu e Lay’s (apenas nos EUA), entre vários outros. O argentino se destaca também no mercado norte-americano, com parcerias com empresas expressivas dos Estados Unidos, como Hard Rock Cafe e Lowe’s (o craque é o único jogador de futebol patrocinado pela empresa de materiais de construção).

A Mastercard, que patrocina o torneio organizado pela Conmebol e tem Messi como seu embaixador desde 2018, explorou a grandeza do argentino nos Estados Unidos. Na campanha batizada de “Giving Back” (“Retribuindo”, em tradução livre), os estabelecimentos não aceitam pagamentos do jogador como forma de agradecimento por seus feitos no futebol.

A Adidas, mesmo não sendo patrocinadora da Copa América 2024, patrocina Messi desde o início de sua carreira e também não perdeu a oportunidade de utilizar a participação do argentino no torneio em campanhas. A marca alemã de material esportivo lançou uma chuteira dourada, que será utilizada exclusivamente pelo camisa 10 da Argentina.

Onde assistir aos jogos da Copa América 2024

As partidas da Copa América 2024 serão transmitidas pelos canais do Grupo Globo, tanto na televisão como na internet. Na TV aberta, a Globo exibirá todos os jogos do Brasil, além de duas partidas das quartas de final, as semifinais e a final. Já o SporTV fará a transmissão de todos os 32 confrontos do torneio na televisão fechada.

Pela internet, o Globoplay transmitirá todos os jogos da Copa América. As partidas exibidas pela Globo estarão disponíveis gratuitamente na plataforma, enquanto as transmissões do SporTV poderão ser acompanhadas no streaming mediante assinatura.

Os duelos da competição serão realizados em três horários: 19h, 21h e 22h (horários de Brasília). Dessa forma, nenhuma partida da Copa América acontecerá ao mesmo tempo que os jogos da Eurocopa 2024, que está acontecendo na Alemanha. Os jogos do torneio europeu acontecem às 10h, 13h e 16h.