Os clubes da Bundesliga e da Bundesliga 2, as duas principais divisões do futebol alemão, obtiveram um valor recorde de receitas combinadas de 5,24 bilhões de euros para a temporada 2022/23, segundo relatório publicado pela Liga Alemã de Futebol (DFL). É a primeira vez que as receitas coletivas das equipes de ambas as ligas ultrapassam a marca dos 5 bilhões de euros, com um valor nove por cento superior ao recorde anterior da campanha 2018/19.
Os clubes da primeira divisão alemã, a Bundesliga, geraram uma receita recorde de 4,45 bilhões de euros em 2022/23, um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Enquanto os times da segunda divisão, intitulada Bundesliga 2, acumularam € 785,7 milhões, o segundo valor mais alto da história da liga.
A Liga Alemã de Futebol creditou vários motivos para o aumento nas receitas dos clubes, citando que as receitas provenientes da venda de ingressos na Bundesliga quase duplicaram para 536,5 milhões de euros à medida que as restrições da Covid-19 foram suspensas.
A DFL acrescentou que as receitas de marketing central continuam a constituir os maiores itens de receita e aumentaram significativamente em dez por cento em relação ao ano anterior, para 1,52 bilhões de euros. Um dos fatores para isso é que a distribuição das receitas dos direitos de transmissão nacionais pela DFL aos clubes está sujeita a uma escala móvel ao longo de um período de direitos e aumenta de ano para ano.
As receitas publicitárias também atingiram um recorde de 1,12 bilhões de euros, um aumento de 21% em comparação a temporada passada e ultrapassando pela primeira vez a marca de um bilhão de euros. Enquanto as receitas de transferência também desempenharam um papel significativo, aumentando 34 por cento em comparação com 2021/22 e atingindo 617,1 milhões de euros.
As receitas de mídia, publicidade e receitas de jogos representam, em conjunto, mais de 70% da receita total da Bundesliga.
A expectativa para a atual temporada também é otimista, tendo em vista que, já na primeira metade da temporada 2023/24, foram vendidos aproximadamente 10,28 milhões de ingressos para o futebol profissional alemão, um recorde histórico para o país.
“Com um rácio de custos com pessoal inferior a 50 por cento e maiores investimentos nas academias de formação, os clubes alemães são sustentáveis e muito mais saudáveis financeiramente do que outras ligas europeias de topo”, disse o presidente-executivo da DFL, Marc Lenz. “O sucesso esportivo e as ligas atrativas devem continuar a ser alcançáveis com eficiência econômica – como o padrão futuro e saudável na Europa. Portanto, além de um marketing central forte, regras financeiras e de propriedade eficazes no âmbito internacional e nacional continuam a ser cruciais para o nosso modelo alemão.”