Clubes alemães geram receita recorde de 5,24 bilhões de euros em 2022/23

As equipes da Bundesliga geraram um valor recorde de 4,45 bilhões de euros, um aumento de 23% em relação ao ano anterior


Por Redação

27 de março de 2024

Clubes alemães geram receita recorde de 5,24 bilhões de euros (Foto: Tobias Rehbein na Unsplash)

Os clubes da Bundesliga e da Bundesliga 2, as duas principais divisões do futebol alemão, obtiveram um valor recorde de receitas combinadas de 5,24 bilhões de euros para a temporada 2022/23, segundo relatório publicado pela Liga Alemã de Futebol (DFL). É a primeira vez que as receitas coletivas das equipes de ambas as ligas ultrapassam a marca dos 5 bilhões de euros, com um valor nove por cento superior ao recorde anterior da campanha 2018/19.

Os clubes da primeira divisão alemã, a Bundesliga, geraram uma receita recorde de 4,45 bilhões de euros em 2022/23, um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Enquanto os times da segunda divisão, intitulada Bundesliga 2, acumularam € 785,7 milhões, o segundo valor mais alto da história da liga.

A Liga Alemã de Futebol creditou vários motivos para o aumento nas receitas dos clubes, citando que as receitas provenientes da venda de ingressos na Bundesliga quase duplicaram para 536,5 milhões de euros à medida que as restrições da Covid-19 foram suspensas.

A DFL acrescentou que as receitas de marketing central continuam a constituir os maiores itens de receita e aumentaram significativamente em dez por cento em relação ao ano anterior, para 1,52 bilhões de euros. Um dos fatores para isso é que a distribuição das receitas dos direitos de transmissão nacionais pela DFL aos clubes está sujeita a uma escala móvel ao longo de um período de direitos e aumenta de ano para ano.

As receitas publicitárias também atingiram um recorde de 1,12 bilhões de euros, um aumento de 21% em comparação a temporada passada e ultrapassando pela primeira vez a marca de um bilhão de euros. Enquanto as receitas de transferência também desempenharam um papel significativo, aumentando 34 por cento em comparação com 2021/22 e atingindo 617,1 milhões de euros.

As receitas de mídia, publicidade e receitas de jogos representam, em conjunto, mais de 70% da receita total da Bundesliga.

A expectativa para a atual temporada também é otimista, tendo em vista que, já na primeira metade da temporada 2023/24, foram vendidos aproximadamente 10,28 milhões de ingressos para o futebol profissional alemão, um recorde histórico para o país.

“Com um rácio de custos com pessoal inferior a 50 por cento e maiores investimentos nas academias de formação, os clubes alemães são sustentáveis ​​e muito mais saudáveis ​​financeiramente do que outras ligas europeias de topo”, disse o presidente-executivo da DFL, Marc Lenz. “O sucesso esportivo e as ligas atrativas devem continuar a ser alcançáveis ​​com eficiência econômica – como o padrão futuro e saudável na Europa. Portanto, além de um marketing central forte, regras financeiras e de propriedade eficazes no âmbito internacional e nacional continuam a ser cruciais para o nosso modelo alemão.”

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.