CBF lidera ranking de crescimento digital entre federações

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dominou o aumento de fãs entre entidades nacionais no ranking digital do Ibope Repucom


Por Redação

1 de abril de 2024

CBF lidera ranking de crescimento digital entre federações Endrick comemora gol em Wembley (Foto: Reprodução/CBF)

Durante a última semana, o Ibope Repucom divulgou o ranking digital de 2024 das confederações esportivas brasileiras. Nesta edição do levantamento, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou a se destacar, liderando o aumento de seguidores com 7 milhões de novas inscrições, o que representa 72% do crescimento entre todas as entidades desde a última edição do levantamento, realizada em 2022.

Nesses dois anos de intervalo da pesquisa – que foi retomada como parte dos preparativos para os Jogos Olímpicos de Paris – foram mais de 9 milhões de novas adesões nas redes oficiais das confederações esportivas reconhecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O crescimento é o maior registrado pelo estudo do Ibope desde o seu início, em 2017.

As cinco entidades que obtiveram os melhores desempenhos em volume de novos seguidores foram, respectivamente: CBF (de futebol), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Juntas, as entidades foram responsáveis ​​por 93% do total de novos fãs entre as confederações esportivas brasileiras nos últimos dois anos.

A CBF novamente liderou o ranking digital, principalmente graças ao seu desempenho no Instagram, plataforma com maior participação nesse crescimento, concentrando 90% do total de cerca de 7 milhões de novas inscrições. Enquanto a CBDU registrou o segundo maior crescimento do período, com 1 milhão de adesões no combinado de suas plataformas, sendo o TikTok responsável por 97% desse ganho e impulsionando uma escalada de nove posições no ranking geral.

Fechando o top 3, a CBV obteve o terceiro melhor desempenho ao somar 580 mil novas inscrições no combinado de suas redes sociais. Desse número, 63% vieram do Instagram, plataforma em que a entidade atingiu a marca de 1,1 milhão de seguidores. Já a CBG chegou o quarto lugar do ranking ao somar 188 mil novos fãs nas suas redes oficiais. No Facebook, a CBG apresenta o melhor desempenho entre todas as entidades, ao contabilizar 40 mil novos inscritos na rede social.

Por fim, a CBB fechou o top 5 do ranking digital de 2024 do Ibope, somando 185 mil novas inscrições, mais que o dobro do seu desempenho em 2022. O Instagram e o TikTok foram responsáveis ​​por 85% das novas inscrições da confederação. Além disso, a CBB subiu duas posições e agora ocupa o 8° lugar no ranking geral.

No entanto, ao analisar os números totais combinados de cada confederação esportiva brasileira, ao invés do seu crescimento nos últimos dois anos, o ranking digital de 2024 do Ibope Repucom tem algumas mudanças de posição. Confira abaixo o top 10 do ranking:

  1. C. B. de Futebol — 36.559.097 seguidores/inscritos
  2. C. B. de Vôlei — 2.415.743 seguidores/inscritos
  3. C. B. de Desporto Universitário — 1.174.326 seguidores/inscritos
  4. C. B. de Ginástica — 772.713 seguidores/inscritos
  5. C. B. de Atletismo — 714.246 seguidores/inscritos
  6. C. B. de Desportos Aquáticos — 511.559 seguidores/inscritos
  7. C. B. de Judô — 478.665 seguidores/inscritos
  8. C. B. de Basquete — 460.201 seguidores/inscritos
  9. C. B. de Handebol — 358.941 seguidores/inscritos
  10. C. B. de Rugby — 295.533 seguidores/inscritos

Os dados foram coletados pelo Ibope até fevereiro de 2024 e são referentes aos números de seguidores dos perfis oficiais de cada entidade no Facebook, no Instagram, no X (antigo Twitter) e no TikTok. Além do número de inscritos no canal do YouTube de cada confederação.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.