As principais ligas de futebol da Alemanha estão se recuperando dos efeitos da pandemia de Covid-19. A Deutsche Fußball Liga (DFL), órgão regulador da Bundesliga e da Bundesliga 2, registrou uma receita de US$ 4,86 bilhões para a temporada 2021/22 – um aumento de 10,5% em relação à temporada anterior. Apesar de ser a primeira vez que a DFL vê um aumento de receita desde o início da pandemia, o valor ainda está atrás dos números pré-pandêmicos – a organização gerou US$ 5,21 bilhões em receita na temporada 2018/19.
“Diante desses números, é possível falar em uma leve recuperação econômica, mas ainda não é hora de dar tudo certo, porque a Bundesliga e a Bundesliga 2 ainda estão muito longe do nível pré-coronavírus”, declarou o presidente do comitê executivo da DFL, Hans-Joachim Watzke. Os 18 clubes da Bundesliga geraram US$ 3,92 bilhões – um aumento de 3,9% em relação à temporada anterior -, enquanto a Bundesliga 2 alcançou o recorde da liga de US$ 941,6 milhões na campanha de 2021/22.
O DFL atribuiu os números enfraquecidos aos efeitos prolongados da pandemia. Devido a restrições pessoais, a receita de venda de ingressos atingiu apenas US$ 436,1 milhões em 2021/22, em comparação com $ 705,1 milhões em 2018/19. Além disso, as ligas também estão lidando com contratos de direitos de mídia ligeiramente subvalorizados que duram até 2024/25 e geram em média US$ 1,19 bilhão por temporada, em comparação com US$ 1,26 bilhão nas temporadas anteriores.
Notícias relacionadas
![Allianz Parque, estádio do Palmeiras](https://i0.wp.com/sportinsider.com.br/wp-content/uploads/2025/02/thumb_camarote_allianz.png?resize=308%2C178&ssl=1)
Palmeiras vs. São Paulo: saiba como comprar seu camarote no Allianz Parque
14 de fevereiro de 2025
![futebol americano](https://i0.wp.com/sportinsider.com.br/wp-content/uploads/2025/02/sir_25_thumb.png?resize=308%2C178&ssl=1)
SIR #25: Futebol Americano no Brasil: Obstáculos e Caminhos para a Profissionalização
13 de fevereiro de 2025
![](https://i0.wp.com/sportinsider.com.br/wp-content/uploads/2025/02/esporte_aovivo.png?resize=308%2C178&ssl=1)
Netflix acelera no esporte e reforça estratégia para atrair audiência
13 de fevereiro de 2025