Os torcedores norte-americanos tratam a NBA (National Basketball Association) como um campeonato mundial por reunir os maiores talentos do planeta em um único lugar. Entretanto, esse argumento pode estar prestes a mudar com o surgimento de um torneio inovador. De acordo com o site Bloomberg, um grupo de investidores está buscando levantar 5 bilhões de dólares para criar uma liga internacional de basquete.
Ainda sem previsão de estreia, o grupo de investidores inclui Geoff Prentice, cofundador do Skype; Grady Burnett, ex-executivo do Facebook; e os cofundadores da SC Holdings, Jason Stein e Daniel Haimovic. Maverick Carter, empresário e sócio de LeBron James, está trabalhando como conselheiro do projeto.
Mas qual é o objetivo desta nova liga de basquete?

Segundo informações do Front Office Sports, a nova liga pretende reunir seis times masculinos e femininos que disputarão suas partidas em oito cidades ao redor do mundo. Cada etapa terá duração de duas semanas, com um formato inspirado no calendário da Fórmula 1, que realiza 24 etapas em mais de 10 países.
Essa nova proposta, com um formato dinâmico e global, promete redefinir o basquete como um esporte verdadeiramente mundial. Resta agora acompanhar como o projeto se desenvolverá e se conseguirá competir em pé de igualdade com o domínio consolidado da NBA. Afinal, os norte-americanos continuam seus esforços de expansão global. Além de planejar uma nova liga europeia, a organização já confirmou um retorno a China e realizou mais de 200 jogos fora do eixo Estados Unidos-Canadá, reforçando sua presença internacional.
Vale lembrar que, embora Maverick Carter esteja envolvido, LeBron James não faz parte do projeto no momento. Contudo, dada sua forte ligação com o empresário, não seria surpreendente vê-lo assumir um papel ativo nos bastidores ou até mesmo no desenvolvimento futuro da liga.
Notícias relacionadas

Palmeiras vs. São Paulo: saiba como comprar seu camarote no Allianz Parque
14 de fevereiro de 2025

SIR #25: Futebol Americano no Brasil: Obstáculos e Caminhos para a Profissionalização
13 de fevereiro de 2025

Netflix acelera no esporte e reforça estratégia para atrair audiência
13 de fevereiro de 2025