Bayer e Leverkusen: uma história de sucesso

Cidade pequena que cresceu em torno das fábricas da gigante farmacêutica Bayer, Leverkusen tem pouco para atrair turistas além do seu clube de futebol


Por Esportes em Debate

28 de maio de 2024

Bayer e Leverkusen: uma história de sucesso (Foto: 3DVISU / Unsplash)

Uma pequena cidade alemã, muitas vezes esquecida e dominada pela indústria farmacêutica, apresenta um caso improvável para ser considerada uma das capitais europeias do futebol nesta temporada devido ao time histórico do Bayer Leverkusen.

Treinada por Xabi Alonso, a equipe terminou a Bundesliga sem uma única derrota. A equipe terminou a temporada com o título do campeonato nacional e da Copa da Alemanha, além do vice-campeonato europeu.

É um grande avanço para um time que, até recentemente, era conhecido por não ter conquistas expressivas. É também motivo de orgulho para esta cidade de 163 mil habitantes, que cresceu em torno da indústria farmacêutica e tem pouco para atrair turistas além do futebol.

História de Leverkusen

O que hoje é Leverkusen já foi Wiesdorf, uma vila às margens do Rio Reno, por volta do século XII. Durante a Guerra de Colônia, de 1583 a 1588, Leverkusen foi devastado pelos conflitos. Toda a área era rural até finais do século XIX, altura em que a indústria impulsionou o desenvolvimento que levou à cidade de Leverkusen e a tornar-se em um dos centros mais importantes da indústria química alemã.

O químico Carl Leverkus, em busca de um local para construir uma fábrica de tinturas, escolheu Wiesdorf em 1860. Ele construiu uma fábrica em 1861, e chamou o assentamento emergente de “Leverkusen” em homenagem a sua família. A fábrica foi adquirida pela empresa Bayer, após o confisco de ativos no final da Primeira Guerra Mundial, tornou-se IG Farben. A cidade de Leverkusen propriamente dita foi fundada em 1930 pela fusão de Wiesdorf, Schlebusch, Steinbüchel e Rheindorf, e foi postumamente nomeada em homenagem a Carl Leverkus.

Símbolo da cidade

Excluindo a BayArena, com capacidade para 30.000 pessoas, Leverkusen é provavelmente mais conhecido por um logotipo iluminado da Bayer de 51 metros de altura que brilha sobre a cidade à noite.

Esse logotipo, a “Cruz Bayer”, está no emblema do clube e inspirou o design da cruz vermelha e preta do uniforme. No jogo da semifinal da Copa da Alemanha, os torcedores ergueram sua própria versão sobre uma faixa representando o modesto horizonte da cidade para marcar os 90 anos do que, para os moradores de Leverkusen, está em um outdoor comum.

Para uma cidade industrial, Leverkusen pode ser aconchegante, com casas unifamiliares e pequenos blocos de apartamentos apoiados em um parque que leva ao estádio da cidade.

Futebol

O clube está na primeira divisão desde 1979, mas teve que esperar até esta temporada para conquistar seu primeiro título da Bundesliga.

Muitos torcedores alemães ficaram maravilhados ao verem a derrota do Bayern de Munique, mas alguns estão céticos quanto aos laços estreitos do novo campeão com o Bayer. É um dos dois clubes da Bundesliga com isenção formal das chamadas regras 50+1 que exigem o controle dos torcedores. O outro é Wolfsburg, de propriedade da Volkswagen.

Espremidos entre as grandes cidades de Colônia e Dusseldorf, cada uma com seus grandes clubes, os torcedores do Leverkusen são superados em número pelos rivais locais, embora a base de torcedores tenha se expandido para cidades próximas. O heroísmo da equipe sob o comando de Alonso também está conquistando mais torcedores internacionais.