As principais tendências financeiras dos campeões europeus

Confira a publicação anual que destaca as tendências financeiras dos campeões das oito ligas mais proeminentes da Europa na temporada 2022/23


Por Redação

24 de janeiro de 2024

As principais tendências financeiras dos campeões europeus (Foto: Janosch Diggelmann / Unsplash)

Durante a última semana, a Football Benchmark publicou a 8ª edição do European Champions Report, publicação anual que destaca as tendências financeiras dos campeões nacionais das oito ligas mais proeminentes da Europa na temporada 2022/23. Nesta edição, a Football Benchmark se aprofundou em uma análise abrangente e comparação dos indicadores de desempenho mais relevantes entre esses clubes, oferecendo insights sobre suas perspectivas futuras. Ao contrário das edições anteriores, este ano a perspectiva do relatório foi ampliada ao fornecer comparações criteriosas dos oito campeões.

“A temporada 2022/23 testemunhou um crescimento substancial nas receitas de todos os campeões, indicando sinais positivos de um retorno total à normalidade após a pandemia”, afirmou Andrea Sartori, Fundador e CEO da Football Benchmark. “As receitas dos dias de jogo, fortemente afetadas pela pandemia nas temporadas anteriores, contribuíram significativamente para a notável melhoria, com os oito campeões registrando receitas superiores a 660 milhões de euros.”

Cinco novos campeões – Barcelona, ​​Napoli, Feyenoord, Benfica e Galatasaray – juntaram-se aos clubes analisados, enquanto apenas três clubes das oito principais ligas de futebol da Europa conseguiram manter os seus títulos nacionais: Manchester City, Paris Saint-Germain, e Bayern Munique.

O Manchester City lidera o grupo em receitas operacionais totais (826 milhões de euros), mas, expandindo a perspectiva para fora dos oito campeões, o Real Madrid superou o campeão inglês com 830 milhões de euros, emergindo como líder global no futebol mundial. Já o Napoli registou a maior melhoria percentual anual nas receitas (+79%) , impulsionada pela temporada de maior sucesso na história recente do clube.

Do lado dos custos, o Barcelona registou o maior crescimento dos custos com pessoal (+39%), atingindo 639 milhões de euros. Em contrapartida, o Paris Saint-Germain reduziu os seus custos com pessoal para 634 milhões de euros (-13% em relação ao ano anterior), uma redução significativa e também necessária tendo em vista os novos regulamentos de Sustentabilidade Financeira da UEFA.

Em relação aos lucros, o Barcelona também assumiu a liderança nesse quesito, com lucros recordes (+304 milhões de euros), impulsionados por transações extraordinárias. Estas incluíram a venda de mais 15% dos futuros direitos televisivos nacionais para a Sixth Street e a venda de 49% do Barça Studios para Socios.com e Orpheus Media.

Além dos campeões espanhóis, Manchester City, Napoli, Bayern München, Feyenoord e Benfica também registaram lucros líquidos, com os campeões alemães a alcançar resultados positivos pelo impressionante 31º ano consecutivo. Apesar das melhorias, o Paris Saint-Germain registou a maior perda líquida entre os campeões em título (-110 milhões de euros) pela segunda temporada consecutiva. O Galatasaray foi o outro campeão nacional a sofrer uma derrota líquida (-49 milhões de euros).

Além de liderar o ranking de receitas entre os campeões, o Manchester City também mantém a liderança em valor de mercado de plantéis (1,4 bilhão de euros), de acordo com a ferramenta de avaliação de jogadores do Football Benchmark em janeiro de 2024. O campeão da tríplice coroa é seguido pelo Paris Saint- Germain, que tem um valor estimado em 1,1 bilhão de euros.

Para conferir o relatório da Football Benchmark na íntegra, basta acessar este link.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.