“A Liga dos Campeões reina suprema como o espetáculo esportivo mais cobiçado do mundo, a julgar apenas pelo número de seguidores nas redes sociais.” A afirmação é da Football Benchmark, que, na última quinta-feira (15), publicou uma análise detalhada sobre a popularidade das principais ligas esportivas do mundo nas redes sociais. A análise busca dissecar a popularidade de várias ligas esportivas, focando especificamente em seus seguidores em redes sociais como Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), TikTok, YouTube e Weibo combinados.
Para apoiar a afirmação, a Football Benchmark comparou a Liga dos Campeões com competições de pesos de outros esportes, incluindo a NBA, NFL, MLB e NHL – as principais ligas dos Estados Unidos. Assim como eventos que atraem atenção global, como Fórmula 1, MotoGP, UFC, Wimbledon e Jogos Olímpicos. Embora existam diferenças em sua duração (durante uma temporada ou algumas semanas) e na regularidade (realizadas todos os anos ou de quatro em quatro anos), a comparação ainda pode levar a insights reveladores.
No domínio das métricas das redes sociais, a comparação aponta que a NBA é o único concorrente que se aproxima da UCL em termos de número de seguidores. No entanto, isso não deveria ser surpreendente, dado o domínio das mídias sociais de certas franquias da NBA. De acordo com a Football Benchmark, entre as 20 equipes esportivas com maior número de seguidores (excluindo clubes de futebol), 11 times da NBA aparecem na lista.
No topo das paradas estão Golden State Warriors e Los Angeles Lakers, cada um ostentando uma base de fãs superior a 71 milhões. No entanto, é importante notar que, apesar destes números impressionantes, nenhuma das equipes alcançaria o top 10 de clubes de futebol a nível mundial. Por exemplo, o Arsenal, ocupando a 10ª posição, comanda mais de 106 milhões de seguidores nas redes sociais.
Depois do basquete, o esporte mais representado na lista é o críquete: quatro times da Premier League indiana têm coletivamente 139,8 milhões de seguidores. Ao lado desses gigantes estão potências da Fórmula 1, como Mercedes, Red Bull e Ferrari, mostrando o fascínio generalizado do automobilismo. No entanto, em meio ao brilho e ao glamour desses gigantes internacionais, uma ausência notável se aproxima: a NFL, um pináculo do espetáculo esportivo americano, é representada por apenas um time – o famoso Dallas Cowboys. À medida que a arena digital continua a evoluir, o FaZe Clan, um fenômeno do eSports, rompe as fronteiras esportivas tradicionais para reivindicar um lugar cobiçado entre a elite das redes sociais.
Embora o críquete, o futebol americano ou a Fórmula 1 tenham um nível de popularidade expressivo, é na comparação da Liga dos Campeões com outras competições de futebol que o seu verdadeiro domínio transparece. Nesta análise, o principal torneio da UEFA foi comparado à Copa do Mundo da FIFA, a La Liga e a Premier League e o resultado é extremamente claro: a Liga dos Campeões reina suprema no reino dos seguidores das redes sociais.
Embora a Premier League e a La Liga estejam atrás da Champions por alguma margem, elas ainda estão à frente da maioria dos torneios esportivos não relacionados ao futebol em termos de seguidores nas redes sociais. Só a NBA supera esses dois. Atrás dessas ligas de prestígio está a Copa do Mundo da FIFA, preparada para um potencial crescimento nas redes sociais antes da edição de 2026, que promete cativar mais uma vez o público enquanto se dirige para a América do Norte.
Jogadores de futebol com mais seguidores nas redes sociais
Além dos clubes, são os ícones globais do futebol que realmente personificam a essência e o fascínio da Liga dos Campeões. Nos últimos anos, os campos da UCL foram agraciados pelos jogadores de futebol mais populares do mundo. Porém, na edição desta temporada, apenas Kylian Mbappé se encontra nas oitavas de final da lista dos 10 jogadores ativos mais seguidos nas redes sociais.
No topo desta lista, Cristiano Ronaldo reina indiscutivelmente, aproximando-se do extraordinário marco de 1 bilhão de seguidores. Atrás dele está seu eterno rival, Lionel Messi, ostentando um número de 626 milhões de seguidores. No entanto, para além do domínio do futebol, quando consideramos os atletas atualmente activos, há três que rivalizam com os titãs do futebol em termos de seguidores: o fenômeno do críquete indiano Virat Kohli e as lendas da NBA LeBron James e Stephen Curry.
É bastante claro, portanto, que a Liga dos Campeões se destaca como um dos espetáculos esportivos mais populares do mundo, um fato sublinhado pelo seu elevado número de seguidores nas redes sociais. Além disso, enquanto o torneio continuar a contar com clubes de peso, o interesse na UCL não dá sinais de diminuir.
No entanto, o potencial lançamento da Superliga, a saída de estrelas do futebol internacional de relevância mundial, como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar, as potenciais mudanças trazidas pelo novo formato do torneio e os desafios colocados pela mudança da mídia (como hábitos de consumo e as preferências dos fãs) podem representar desafios significativos para uma das competições mais populares e prestigiadas do mundo.
Notícias relacionadas
Janela de transferência adicional pode atrapalhar clubes brasileiros em 2025
25 de novembro de 2024