São Paulo está se preparando para ter a primeira arena multiuso da cidade, com um investimento de aproximadamente R$500 milhões o projeto prevê uma capacidade para 20.000 pessoas, por meio de uma parceria entre a Live Nation Entertainment, Oak View Group e GL Events.

A GL Events, especialista em infraestrutura de eventos, conquistou através da Prefeitura de São Paulo o contrato de locação de 30 anos para o campus do Anhembi, que possui mais de quatro milhões de metros quadrados e atualmente é conhecido por sediar desfiles de carnaval entre outros eventos.

A arena foi projetada pelo escritório de arquitetura Gensler, e a conclusão da obra está prevista para 2024. A arena pretende contar com recursos inovadores, como programas de sustentabilidade ambiental, assentos VIP, salões de hospitalidade, diversas ofertas de alimentos e bebidas e acústica premium tecnologia.

A Arena São Paulo receberá shows, esportes e muito mais, e ficará localizada no bairro do Anhembi. O desenvolvimento da arena marcará o início de um projeto de reforma mais amplo para o distrito, que incluirá uma série de investimentos imobiliários.

Espera-se que a reforma transforme o Anhembi em uma “referência global” para eventos com a arena, que será complementada por um boulevard cultural, um centro de exposições e o primeiro centro de convenções internacional da próxima geração de São Paulo.

Live Nation e OVG irão desenvolver e operar a nova arena e supervisionar as reservas de eventos. O Live Nation, que já marca presença no Brasil com festivais como Lollapalooza e Rock in Rio, terá como foco a apresentação de artistas nacionais e internacionais na arena.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse: “Hoje é um dia histórico para a nossa cidade porque estamos iniciando a implantação da Arena São Paulo, um projeto liderado pelas três melhores empresas do mundo em seu setor. Vamos construir a melhor arena da América Latina. Será uma grande conquista para a cidade de São Paulo e para o mundo”.

Michael Rapino, presidente e executivo-chefe da Live Nation Entertainment, acrescentou: “Como líderes ao vivo, estamos empolgados em expandir nossa presença na América Latina criando uma arena de classe mundial em São Paulo. Este novo local irá adicionar ao nosso portfólio de mais de 200 locais em todo o mundo e temos o orgulho de contribuir para o crescimento de São Paulo como um centro de música ao vivo e destino de turnê internacional”.

No mês passado, a Live Nation e a OVG foram anunciadas como empresas em um consórcio que entregará uma nova arena com capacidade para 15.000 na capital galesa de Cardiff. As empresas servirão como operadoras, com Robertson como o desenvolvedor da arena, que deve ser inaugurada no final de 2024.