Amazon planeja recursos de IA e mais direitos esportivos

Amazon planeja introduzir novos recursos de inteligência artificial (IA) em sua transmissão exclusiva do Thursday Night Football


Por Redação

28 de agosto de 2023

Amazon planeja recursos de IA e mais direitos esportivos (Arte: Divulgação/Amazon)

A Amazon planeja introduzir novos recursos de inteligência artificial (IA) em sua segunda temporada como emissora exclusiva do Thursday Night Football (TNF) da National Football League (NFL) e diz que o sucesso do empreendimento fará com que a empresa seja mais agressiva na busca de direitos para outras propriedades esportivas. A gigante do varejo online era uma emissora não exclusiva da NFL desde 2017, antes de garantir um contrato de 11 anos de US$ 1 bilhão por temporada para o primeiro pacote somente de streaming da liga em 2021.

Para garantir que tanto a NFL quanto os telespectadores pudessem ter confiança na sua capacidade de produzir e distribuir o TNF, a empresa tomou medidas significativas para diferenciar a sua produção das emissoras rivais e atrair o público mais jovem. Isso incluiu a transmissão simultânea ‘Prime Vision’, que compilou estatísticas, dados e análises de três fontes diferentes e gráficos sobrepostos na câmera ‘All-22’, que permite que os fãs vejam todos os jogadores em campo.

Para a segunda temporada, a TNF planeja aproveitar ainda mais os recursos tecnológicos mais amplos da Amazon para melhorar sua cobertura. De acordo com o portal Sportico, até 20 recursos potenciais foram discutidos com a equipe de machine learning de visão computacional da empresa, com duas adições de títulos disponíveis para os telespectadores.

Para a segunda temporada, a Amazon usará IA para indicar o quão perto uma equipe precisa chegar da primeira linha de descida antes que seus algoritmos recomendem correr ou passar a bola na quarta descida, em vez de optar por um punt ou field goal. Isso significa que duas linhas impostas digitalmente aparecerão na tela do espectador na terceira descida – uma indicando uma primeira descida e outra indicando o quão perto eles precisam chegar antes que uma quarta tentativa de descida seja a melhor opção. Enquanto isso, uma rede neural pode analisar o vídeo de uma formação defensiva e os dados de posição e aceleração do jogador em tempo real para determinar se uma blitz – uma tática defensiva projetada para interromper uma tentativa de passe – é provável.

Em uma coletiva de imprensa antes da nova temporada da NFL, a Amazon disse que a demanda por publicidade era alta devido às contínuas greves dos roteiristas de Hollywood, que ameaçam o fornecimento de programas de televisão com roteiro, e por causa das capacidades de publicidade direcionada da plataforma de streaming. Isso significa que o mesmo parceiro pode anunciar produtos diferentes para espectadores diferentes no mesmo espaço.

A NFL, como outros investimentos em conteúdo esportivo da Amazon, foi projetada para apoiar seu principal negócio de varejo, impulsionando as assinaturas Prime. Jay Marine, vice-presidente de Prime Video da Amazon e chefe global de esportes, disse que a empresa tentaria adicionar mais propriedades ao seu portfólio para garantir que os usuários não apenas se inscrevam no Prime, mas também permaneçam inscritos. A oferta de entrega gratuita e outras vantagens significa que os assinantes Prime tendem a gastar mais com a Amazon do que aqueles sem.