A parceria entre a Amazon e a National Football League (NFL) está se tornando cada vez mais forte. Em busca de estabelecer a sua presença no streaming e explorar novos recursos de transmissão, a gigante da tecnologia deterá os direitos exclusivos do “Thursday Night Football” a partir deste ano. Além disso, a programação desta temporada regular da NFL foi projetada especialmente para alavancar as transmissões realizadas pelo Amazon Prime Video.
O acordo entre Amazon e NFL ainda está no primeiro ano de um contrato de 11 anos no valor de US$ 1 bilhão anualmente. As 14 equipes de playoffs da temporada passada serão todas incluídas na programação da Amazon, que transmitirá 15 jogos sem equipes repetidas na próxima temporada. Portanto, espera-se que todas as equipes dos playoffs da temporada passada sejam contempladas, com apenas duas não incluídas no pacote.
“Eu realmente acredito que o Amazon Prime vai mudar a maneira como as pessoas assistem futebol”, disse o comissário da NFL Roger Goodell, em um evento da Amazon. “A plataforma nos permitirá fazer coisas com as quais apenas sonhamos até agora.”
Porém, a expectativa é de que a liga de futebol americano sofra um impacto de curto prazo em relação ao tamanho do público, devido à mudança de canais de TV, como a Fox, para o streaming. A Amazon, assim como a NFL, terá de se empenhar para vender o novo produto de forma agressiva e maximizar a audiência da plataforma Amazon Prime, que custa US$ 8,99 por mês nos Estados Unidos e R$ 14,90 mensais no Brasil.
O primeiro confronto desta temporada transmitido pelo Amazon Prime Video será a partida entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers no dia 15 de setembro. A plataforma de streaming gostaria de transmitir um jogo na Black Friday após o Dia de Ação de Graças, mas a NFL não agendará esse jogo até 2023, no mínimo.