A tecnologia e a gamificação no esporte

Avanço da tecnologia e gamificação leva clubes e marcas esportivas a inovarem no engajamento e monetização com fãs


Por SBL Mackenzie

30 de outubro de 2024

Parceria Editorial

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A globalização e a gamificação vêm intensificando a presença da tecnologia e redes sociais no cotidiano do cidadão cada vez mais, de forma análoga à tal crescimento, nota-se nos clubes e marcas futebolísticas a necessidade de inovar no âmbito tecnológico a fim de atender as demandas esperadas pelos torcedores e apaixonados pelo esporte. Com base em tal necessidade de inovação, diversos clubes e marcas revolucionaram o mercado esportivo, trazendo novos meios de fidelização dos fãs, de obtenção de engajamento nas redes sociais e de monetização, combinando elementos característicos de games e usufruindo do avançado nível em que a tecnologia se encontra. Como os clubes e marcas impulsionam o engajamento digital dos fãs?

A tecnologia na fidelização de torcedores e impulsionamento da marca

O primeiro grande exemplo de inovação tecnológica e, por esta vez, inédita no país, é da Associação Atlética Internacional de Limeira que, ao lado da Total Player – plataforma de venda de ingressos – criou pela primeira vez na história do país a “camisa-ingresso” para incentivar a presença do torcedor leonino nos estádios durante o Campeonato Paulista. O clube de Limeira, no interior paulista, lançou a campanha no início de 2020, mas após a pandemia, em 2022, conseguiu de fato efetivá-la.

A tecnologia inédita consistia em, ao tornar-se sócio do clube durante o período do paulistão, o torcedor poderia escolher entre um chaveiro dotado de um QR Code que automaticamente concederia acesso a todos os jogos do campeonato ou, por um valor adicional, uma camisa com a mesma capacidade. A inovação do clube foi um sucesso entre os fãs, aumentando a presença destes nos estádios e, ademais, também impulsionando a marca do clube nas grandes redes sociais e na televisão.

A inovação no conteúdo das redes sociais de clubes

As redes sociais se mostram amplamente importantes na vida dos seres humanos e, impreterivelmente, aqueles aficionados por futebol, contribuindo cada vez mais com a sua paixão e acesso à informação. Ao longo do tempo, a internet vem se mostrando uma ferramenta extremamente eficaz na divulgação de conteúdo e obtenção de capital, além de uma ótima forma de impulsionar a sua marca.

A partir de tais informações, podemos adentrar em mais um grande exemplo de clube que inovou por meio da tecnologia, o Zenit, da Rússia.

Um grande expoente no fator “viralizar” de vídeos e publicações em redes sociais é o quão cômico o post é, logo, alguns compreendem que uma das chaves do sucesso nas redes sociais são os denominados “memes”. O clube russo demonstra dominar perfeitamente tal ideia, visto que, contando com mais de 6.7 milhões de seguidores e 260 milhões de curtidas em seu Tik Tok (@zenitfc), tem uma grande parcela de seus vídeos mais viralizados como memes zombando de rivais, engrandecendo seus jogadores ou mostrando momentos engraçados que acontecem durante seus jogos.

Em meados do ano de 2024, viralizou nas redes sociais o perfil “Crawly”, que postava vídeos de um homem, fantasiado de elfo com um cobertor e uma raquete de tênis, agindo como um personagem de RPG e interagindo com cidadãos comuns na rua. Aproveitando o engajamento, o perfil do Zenit postou um vídeo de uma edição da persona “Crawly” fazendo um belo gol de cobertura em um goleiro adversário, o que gerou 10.6 milhões de visualizações, 1.4 milhões de curtidas e mais de 280 mil compartilhamentos. Não somente, após 2 dias do vídeo, o clube russo postou novamente uma edição em que, ao aparecer uma placa de “proibido Crawly” no estádio, o elfo ficava furioso e chateado ao som de uma música triste de despedida, o sucesso do vídeo foi evidente e atraiu mais de 14 milhões de visualizações e 1.1 milhões de curtidas.

Com base em tais dados, afirma-se que, de forma clara, as redes sociais são um ótimo meio de impulsionar o engajamento com o fã e de gerar receitas ao clube, o Zenit é um ótimo exemplo como clube que utiliza as suas redes sociais de forma atualizada com as demandas da sociedade, sendo uma estratégia inteligente e extremamente eficaz no âmbito do marketing.

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A monetização do relacionamento com os fãs

Em consonância ao uso da internet para impulsionar a marca e monetizar o relacionamento com os fãs, foram criados os “Fan Tokens”, estes que, são criptomoedas especialmente desenhadas para fãs do futebol, sendo um instrumento de benefício mútuo entre o clube e o torcedor, permitindo o apaixonado pelo esporte participar ativamente no cotidiano de seu clube favorito. Os Fan Tokens são não apenas meios de finalizar torcedores, mas como também são meios de gerar receita ao próprio clube, assim, enquanto este último alcança maior renda, o comprador do Fan Token recebe benefícios de expressão, como votar para escolher a nova camisa do clube do coração.

Em 2018, fora criada a plataforma “Socio.com”, que de acordo com o próprio site, ao longo dos anos e especialmente em 2021, demonstrou crescimento de 400% em sua base de usuários do ano anterior. Um fator que culminou em tamanha evolução é a introdução do Fan Token e seus benefícios, realizando parcerias com gigantes clubes do futebol mundial, como o Milan e Barcelona.

Ademais, também cita-se a pesquisa feita pela iniciativa “CoinMarketCap” encontrada no site “The Block”, esta confirma que, no dia 07/10 de 2024, a compra e venda de Fan Tokens gerou 1 bilhão de dólares em apenas 24 horas, isto é, apenas as transações em tal tecnologia movimentou 1 bilhão de dólares em apenas um dia, o que apenas evidencia que é um mercado que deve ser amplamente desenvolvido pelas marcas futebolísticas.

Gamificação e a relação com torcedores

É inegável que, ao lado dos avanços tecnológicos, o entretenimento demandado pelo povo usualmente advém da internet ou de games, notando tal necessidade de novamente inovar, foram criados os “Fantasy Sports”. O jogo consiste em, no início da temporada ou antes de uma partida, o usuário pode escolher jogadores que possivelmente terão um bom desempenho e pontuar com base em sua performance, muitas vezes, os vencedores são premiados financeiramente pelas próprias plataformas, como DraftKings e Fan Duel.

De acordo com o site estadunidense “Mordor Intelligence”, tal mercado está em constante crescimento e é projetado para que, até 2029, atinja US$ 62,58 bilhões, com uma taxa de crescimento anual composta de 13,83%

A evolução dos Fantasy Drafts se mostra cada vez mais importante no contexto mundial dos aficionados pelo esporte, conferindo aos torcedores a oportunidade de, além de se divertir, também gerar receita. Além disso, já em relação ao clube, este último pode impulsionar a sua marca e a de seus jogadores.

No Brasil, existe o Cartola FC, um jogo de Fantasy Draft que permite você escalar jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol, fazendo com que seu desempenho te conceda pontos que quando somados, devem atingir a maior pontuação possível, o jogo pontua feitos positivos e negativos do atleta em campo, como gol (8 pontos) e cartão vermelho (-3 pontos). O game conta com mais de 1.5 milhões de usuários na atual temporada (2024) e oferece bonificações àqueles que mais pontuam durante a mesma.

Considerações finais

Em suma, podemos concluir que a tecnologia e a gamificação revolucionaram a forma como os clubes e grandes marcas esportivas se relacionam com o fã do esporte, oferecendo novas maneiras de engajamento, fidelização e monetarização. As “camisas-ingresso”, o uso de memes em redes sociais, os Fan tokens e os Fantasy drafts evidenciam a adaptação ao novo mundo digital e os anseios da população inseridos em tal âmbito, conferindo aos clubes a capacidade de inovação para atingir o fortalecimento da sua base de torcedores e maximizar as receitas geradas.