Janela de transferência adicional pode atrapalhar clubes brasileiros em 2025

Por conta do Mundial de Clubes, europeus terão mais tempo para se reforçar; Campeonato Italiano será a primeira liga a adotar período extra


Por Raphael Fernandes

25 de novembro de 2024

Falta pouco para o Mundial de Clubes de 2025. O torneio será disputado nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho, e contará com 32 times de seis continentes. Entre eles, quatro são brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o vencedor da Libertadores 2024, que sairá do confronto entre Botafogo e Atlético-MG.

Apesar de o Brasil estar bem representado, as chances de título são mínimas. Isso porque 12 clubes europeus estão classificados para a competição: Atlético de Madrid, Bayern de Munique, Benfica, Borussia Dortmund, Chelsea, FC Salzburg, Juventus, Inter de Milão, Manchester City, Porto, PSG e Real Madrid. Além da superioridade técnica e do poderio financeiro, essas equipes ainda contarão com uma vantagem extra: a janela de transferência adicional.

Janela de transferência adicional pode desmantelar elencos brasileiros

Inter de Milão e Juventus devem se beneficiar da janela de transferência adicional.
FIFA pretende incentivar participantes do Mundial a se movimentarem no mercado antes do torneio (Créditos: Getty Images).

Por conta do Mundial de Clubes, a Série A italiana anunciou na última semana (21) que seus clubes terão um período extra de contratações para a próxima temporada. Com isso, Juventus e Inter de Milão poderão reforçar seus elencos para o torneio entre 1º e 10 de junho de 2025. Além da Itália, espera-se que as federações de futebol da Espanha, França e Inglaterra também confirmem a adoção dessa janela adicional.

Caso isso se concretize, os clubes brasileiros correm o risco de perder suas grandes estrelas às vésperas do torneio. Para exemplificar, entre as principais ligas europeias, a Premier League é a que mais contrata jogadores do Brasil. De acordo com o Transfermarkt, nos últimos cinco anos, os clubes ingleses investiram 225,2 milhões de euros na aquisição de 14 atletas brasileiros. Logo atrás vem a Ligue 1, com um investimento de 125,3 milhões de euros em 13 talentos, e a La Liga, na terceira colocação, que desembolsou 108,9 milhões de euros para contratar 6 jogadores.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.