O torneio de Wimbledon, um dos eventos mais icônicos e tradicionais do mundo do tênis, está consolidando o seu status graças ao uso inovador da tecnologia esportiva. Desde sua primeira edição em 1877, Wimbledon tem sido sinônimo de prestígio, elegância e tradição. No entanto, para se manter relevante e atender às expectativas de um público cada vez mais exigente, o torneio está abraçando avanços tecnológicos que prometem aprimorar a experiência tanto dos jogadores quanto dos espectadores.
Ao adotar novas tecnologias, com estratégias digitais bem aplicadas e ferramentas de IA, o Grand Slam de Wimbledon não só preserva sua herança histórica, mas também se posiciona na vanguarda do esporte moderno, oferecendo uma experiência inovadora para todos os envolvidos e provando que tradição e inovação podem coexistir harmoniosamente.
Estratégia digital
A estratégia digital de Wimbledon tem dois objetivos claros. O primeiro é usar a tecnologia para garantir que o torneio ocorra da forma mais tranquila possível, e o segundo é envolver os fãs presentes no All England Lawn Tennis Club (AELTC) e aqueles que assistem ao redor do mundo.
Embora mais de 650 milhões de pessoas ao redor do mundo se envolvam com o torneio de Wimbledon a cada ano, apenas 500.000 conseguem realmente passar pelas catracas. A operação digital é, portanto, encarregada de entregar a segunda melhor experiência possível – atrás somente da presencial -, fornecendo cobertura abrangente e trazendo a atmosfera e a iconografia do campeonato para dispositivos digitais.
O relacionamento de 30 anos de Wimbledon com a IBM é uma das mais longas e celebradas parcerias de tecnologia esportiva da história. É um relacionamento simbiótico. Os campeonatos são uma vitrine para os últimos desenvolvimentos da IBM no mundo da TI, enquanto o AELTC se beneficia dos últimos produtos e expertise da empresa.
Nas últimas três décadas, a gigante da tecnologia ajudou a aprimorar o torneio de Wimbledon com diversas inovações tecnológicas, desde sistemas de back-end até iniciativas voltadas para os fãs, construindo o primeiro site oficial da competição em 1995 e, mais recentemente, aplicativos móveis e uma infinidade de experiências digitais.
A análise de dados provou ser a base para a maioria dessas inovações. As plataformas de computação em nuvem e IA da IBM têm acesso a uma riqueza de dados históricos e em tempo real, alimentando informações brutas para aplicativos e emissoras, e transformando-as em insights e visualizações mais significativos para fãs e outras partes interessadas. Por mais de uma década, o recurso SlamTracker da IBM usou análise preditiva para identificar três “chaves para o jogo” que poderiam determinar o resultado de qualquer partida.
A IBM também implementou seus recursos de IA para criar chatbots que são capazes de responder perguntas em linguagem natural sobre o torneio e sua história, monitorar o sentimento da mídia social e criar automaticamente pacotes de destaques em vídeo. Algoritmos analisam dados, ruído da multidão, movimento dos jogadores e outras métricas para que possam determinar os clipes mais importantes e emocionantes, permitindo que o torneio crie muito mais conteúdo do que seria possível usando apenas métodos manuais.
O que há de novo em Wimbledon 2024?
Wimbledon e IBM estão expandindo o uso de Gen AI no torneio deste ano, usando a tecnologia para criar resumos de atualização automatizados e personalizados nos canais digitais do torneio.
A função ‘Catch Me Up’ gera cartões de jogador pré e pós-jogo com histórias de jogador geradas por IA contendo estatísticas-chave e destaques da partida, assim como resumos diários mais longos da ação do dia. Os cartões de jogador serão criados com base nas preferências individuais do usuário, localização e outros dados relacionados ao seu perfil de usuário, como jogadores favoritos.
Wimbledon também usará a Gen AI para fornecer maior cobertura de mais partidas, incluindo eventos em cadeira de rodas, com a plataforma Watsonx da IBM também sendo usada para fornecer prévias com marcadores e análises pós-jogo para eventos de simples no SlamTracker.
Além disso, depois de anos sem um videogame oficialmente licenciado, o lançamento do Top Spin 2K25 significa que Wimbledon foi recriado digitalmente em um jogo moderno, que abrirá uma série de novas oportunidades de engajamento para os organizadores.
Esse ano, Wimbledon está sediando o seu primeiro torneio oficial de eSports usando o jogo, com o ‘Wimbledon eChamps’, que começou no dia 1º de julho. As finais presenciais serão realizadas no centro de mídia de Wimbledon, com o vencedor recebendo um console PlayStation 5 banhado a ouro e uma viagem com todas as despesas para a final do torneio simples masculino de Wimbledon de 2025.
Com os videogames se tornando um canal extremamente importante para atingir fãs mais jovens e com os eSports crescendo em popularidade, este é um lançamento de grande oportunidade para Wimbledon, que se orgulha de sua capacidade de acompanhar as tendências tecnológicas. Outras séries da 2K Sports incluem NBA 2K e WWE 2K, e a empresa tem sido fortemente associada a uma mudança no licenciamento da FIFA, abrindo caminho para uma simulação de futebol que rivalizará com o EA Sports FC.
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