Um novo gigante: a ascensão do Aston Villa na Premier League

Entenda como o Aston Villa se reestruturou para bater de frente com a elite da Premier League dentro e fora de campo


Por Guilherme Calafate

8 de maio de 2024

Um novo gigante: a ascensão do Aston Villa na Premier League

Atualmente em quarto lugar da Premier League e a caminho da classificação para a UEFA Champions League 2024/25, o Aston Villa vive uma temporada de sucesso dentro e fora de campo. O clube da cidade de Birmingham mais do que duplicou o valor dos seus principais acordos de patrocínio para a próxima temporada, demonstrando como o clube se prepara para “chegar com o pé na porta” e enfrentar os “seis grandes” da Premier League.

Evidentemente, isso não aconteceu da noite para o dia, sendo fruto de um plano estratégico da direção do Aston Villa. No segundo dia do SportsPro Live em Londres, o presidente de operações comerciais do Villa, Chris Heck, disse que o clube passou a maior parte do ano identificando novos parceiros, incluindo um fornecedor de uniformes e patrocínios na frente de camisas e mangas.

Como resultado, o clube dará início à campanha de 2024/25 com a marca de apostas Betano como seu novo patrocinador na frente da camisa, em um contrato com valor recorde para o Aston Villa: £ 40 milhões (R$ 218,8 milhões) em dois anos. A plataforma de negociação Trade Nation, por sua vez, assinou um acordo supostamente no valor de £ 2 milhões (US$ 2,5 milhões) por temporada para se tornar o parceiro de manga dos Villans em junho passado, enquanto a Adidas irá substituir a Castore como fornecedora de uniformes em um acordo multimilionário de longo prazo.

Aston Villa “chegando com o pé na porta” da elite inglesa

A ambiciosa direção do Villa quer que o clube concorra regularmente por uma vaga na Liga dos Campeões da UEFA e, com a equipe masculina atualmente dentro da zona de classificação para a competição continental da próxima temporada, pretende diminuir a lacuna comercial em relação às potências estabelecidas da Premier League (Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham Hotspur).

“O que fizemos em 11 meses foi resolver muitos contratos, digamos, nada bons”, disse o presidente de operações comerciais do Villa. “Nós nos reinventamos. Estaremos lançando a próxima geração de nossa marca em algumas semanas. Dobramos nosso acordo com a frente da camisa, dobramos nosso acordo com as mangas e dobramos nosso acordo de uniformes. “Os seis grandes são quem estamos perseguindo e, francamente, estamos prontos para derrubar a porta.”

Investimentos estratégicos

A busca do Aston Villa para se classificar para a Liga dos Campeões, que incluiu um forte investimento no elenco, tanto em transferências quanto em salários, contribuiu para uma perda de £ 119,6 milhões (R$ 655,6 milhões) no período financeiro de 2022/23, embora o clube tenha dito que os números estão “alinhados com o plano estratégico de negócios” e dentro das regras de lucro e sustentabilidade (PSR) da Premier League.

Heck acrescentou que o dinheiro continuará a ser gasto na reconstrução do Villa Park, a fim de gerar mais receitas no estádio e melhorar a experiência dos torcedores. “Estamos gastando muito dinheiro e despesas de capital para reformar, reconstruir e ampliar o Villa Park, que foi construído originalmente em 1897, por isso temos muito trabalho a fazer”, afirmou.

“Nosso foco está em espaços premium. Temos grandes planos para adicionar bem mais de 1.000, perto de 1.500 assentos neste verão, que são assentos premium em produtos do Villa Park. Então é aí que estamos gerando receita com nossa base de fãs principal, oferecendo coisas novas para compra, em vez de exigir uma nova compra”, explicou Heck.

Conexões mais profundas com os fãs

Além do sucesso dentro das quatro linhas, nas negociações de patrocínios e nos investimentos estratégicos realizados, o Aston Villa também está se destacando como uma equipe que transcendeu a abordagem tradicional, aproveitando dados para criar laços ainda mais fortes com a sua apaixonada base de fãs.

Há três anos, o clube de Birmingham estabeleceu prioridades claras para investir na sua própria solução personalizada de plataforma de dados do cliente (CDP), que poderia ser adaptada para atender às suas necessidades individuais e planos ambiciosos de crescimento. Isso resultou na implementação do Horizon CDP, alimentado pelo XCM, que por sua vez lhes rendeu o reconhecimento no Sports Technology Awards deste ano, uma celebração mundial da inovação liderada pela tecnologia na indústria.

Historicamente, o envolvimento dos torcedores era medido pelos números de público e renovações de ingressos para a temporada. Embora crucial, o Aston Villa reconheceu a necessidade de ir além das métricas transacionais – procurou cultivar uma comunidade, promovendo um sentimento de pertença e uma ligação genuína com os seus apoiantes. Os seus dados, no entanto, eram fragmentados, dificultando a compreensão dos fãs individuais e das suas preferências. Isto limitou a capacidade do clube de criar experiências personalizadas e relacionamentos mais significativos.

A experiência moderna dos torcedores vai muito além do estádio. Os torcedores interagem com seu clube por meio de mídias sociais, fóruns de feedback, compras no varejo, experiências, hospitalidade e vantagens nos dias de jogo.

A jornada do Aston Villa destaca o poder dos dados na transformação do envolvimento dos torcedores. Ao priorizar uma abordagem baseada em dados, eles conseguiram preencher a lacuna entre o clube e seus torcedores, promovendo uma base de torcedores mais leais e engajados. Ao implementar essas estratégias baseadas em dados, o Aston Villa testemunhou uma mudança significativa no envolvimento dos fãs, aumentando a venda de ingressos, a sua base de fãs e o engajamento digital do clube.

A próxima temporada da Premier League

As atuais regras financeiras da Premier League serão alteradas na próxima temporada, com os clubes discutindo uma mudança em direção a um novo sistema baseado na relação custo e receita do time, semelhante aos regulamentos de sustentabilidade financeira (FSR) da UEFA.

No entanto, independentemente da forma como as novas regras tomarem forma, o presidente de operações comerciais do Villa disse que os eternos pesos pesados ​​da Premier League “tiveram efetivamente uma vantagem” para se estabelecerem no topo da cadeia alimentar antes de as regulamentações financeiras serem reforçadas. Mesmo assim, ele acredita que há vários clubes que procuram desafiar a ordem estabelecida.

“Espero que eles fiquem bem acomodados, porque há alguns outros clubes que estão querendo chegar no topo”, acrescentou Heck. “Eu diria aos seis grandes que não olhem por cima do ombro, mas há alguns [clubes] chegando.”