O Presidente da UEFA Aleksander Čeferin anunciou ontem que os torcedores dos times participantes das finais das competições deste ano receberão um número de ingressos gratuitos para estes jogos para recompensar os torcedores pelo seu apoio ao futebol europeu durante a crise da COVID. 

Cada um dos clubes finalistas poderá utilizar estes ingressos para recompensar seus torcedores mais leais, mas estes ingressos não poderão ser entregues a patrocinadores, parceiros ou dirigentes dos clubes. 

Os torcedores dos clubes finalistas receberão os ingressos gratuitos da seguinte forma: Liga dos Campeões da UEFA: 10.000 ingressos gratuitos (5.000 ingressos por clube); UEFA Europa League: 8.000 ingressos gratuitos (4.000 ingressos por clube); UEFA Europa Conference League: 6.000 ingressos gratuitos (3.000 ingressos por clube); Liga dos Campeões de Futebol Feminino da UEFA: 6.000 ingressos gratuitos (3.000 ingressos por clube) 

Além disso, a entidade também decidiu congelar o preço dos ingressos de categoria 4 (70 euros) e categoria 3 (180 euros) para as próximas três finais masculinas da Liga dos Campeões da UEFA, em 2022, 2023 e 2024, de acordo com os preços em vigor desde 2020. 

A UEFA está plenamente consciente da atual situação inflacionária, particularmente no que diz respeito a ingressos para eventos esportivos que sofreram aumentos significativos de preços nos últimos anos. Ao decidir limitar estes preços para estes prestigiosos jogos por pelo menos três temporadas, a UEFA procura enviar um sinal claro aos torcedores e garantir que o acesso seja acessível a todos. 

A UEFA suportará todos os custos relacionados a esta iniciativa única e não terá impacto na distribuição financeira aos clubes que receberão todos os valores devidos. 

Comentando sobre esta iniciativa, o presidente da UEFA Aleksander Čeferin disse: “Os torcedores de futebol são a força vital do jogo e pensamos que seria uma boa maneira de reconhecer as dificuldades que eles experimentaram nos últimos dois anos e como eles ainda conseguiram apoiar suas equipes e viver sua paixão mesmo quando longe dos estádios. 

“Os torcedores estão desempenhando um papel integral no desenvolvimento do futebol, e devemos garantir que torcedores fiéis que viajam possam assistir a momentos históricos para seus queridos times a preços acessíveis”.