A UEFA prolongou a sua parceria com a Disney até 2027, permitindo a continuação do projeto UEFA Playmakers, que visa utilizar a narrativa da Disney para proporcionar oportunidades únicas às meninas como uma via de entrada segura, divertida e envolvente no futebol. A iniciativa já introduziu no futebol dezenas de milhares de meninas entre os 5 e os 8 anos de idade, em toda a Europa. Desde a sua criação em 2020, o UEFA Playmakers utilizou a narrativa da Disney para apresentar o futebol a mais de 73.000 jovens mulheres na região.
A extensão do projeto é a mais recente de uma longa série de movimentos progressistas feitos pela UEFA que se concentram no futebol feminino, estimulados pelo sucesso da Euro Feminina 2022 e pelo sucesso da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023. A UEFA relata que 96% das jovens participantes “gostam realmente” das sessões, enquanto 94% dos pais recomendariam as sessões a outros pais.
O projeto dá grande ênfase ao “aprendizado baseado em brincadeiras”, que supostamente ajuda a facilitar a entrada das meninas no esporte e gera entusiasmo instantâneo entre uma base de jovens jogadores, usando histórias familiares da Disney, como Frozen ou Moana. A premiada comédia musical da Disney, Encanto, é o filme mais recente adicionado à programação, juntando-se a Os Incríveis 2, Frozen 2 e Moana.
“Estamos muito entusiasmados por ver a expansão do UEFA Playmakers ao longo dos próximos quatro anos e por continuar a nossa parceria com a Disney”, declarou Nadine Kessler, diretora-geral do futebol feminino da UEFA. “Combinar a atividade física com a magia da Disney provou ser uma combinação vencedora para apresentar o futebol às meninas, envolver os pais e dar a cada menina a oportunidade de experimentar a alegria do nosso lindo jogo. Estou animado para ver o surgimento de jogadores de futebol profissionais no futuro, que podem traçar seu amor pelo futebol desde a primeira sessão do Playmakers.”
“O UEFA Playmakers inspirado na Disney tem sido uma colaboração tão brilhante que foi óbvio continuar o programa por mais quatro anos. Tem sido muito gratificante ver nossas fortes personagens e histórias femininas, como Moana e Frozen, sendo uma força para o bem, inspirando famílias e crianças a se tornarem mais ativas e a darem início ao amor pelo futebol”, disse Nicole Morse, vice-presidente de marketing de marca e franquia da Disney EMEA. “O feedback das meninas, pais e treinadores tem sido muito positivo e estamos ansiosos para envolver novos públicos com a nossa narrativa, começando com a nossa nova história do Encanto, que vai ao ar em 47 associações nacionais em toda a Europa.”