UEFA e Disney ampliam projeto para aumentar participação feminina no futebol

Uma parceria entre UEFA e Disney, o projeto UEFA Playmakers teve início em 2020 e agora será prolongado até 2027


Por Redação

22 de novembro de 2023

UEFA e Disney ampliam projeto para incentivar mulheres no futebol (Foto: Nguyen Thu Hoai / Unsplash)

A UEFA prolongou a sua parceria com a Disney até 2027, permitindo a continuação do projeto UEFA Playmakers, que visa utilizar a narrativa da Disney para proporcionar oportunidades únicas às meninas como uma via de entrada segura, divertida e envolvente no futebol. A iniciativa já introduziu no futebol dezenas de milhares de meninas entre os 5 e os 8 anos de idade, em toda a Europa. Desde a sua criação em 2020, o UEFA Playmakers utilizou a narrativa da Disney para apresentar o futebol a mais de 73.000 jovens mulheres na região.

A extensão do projeto é a mais recente de uma longa série de movimentos progressistas feitos pela UEFA que se concentram no futebol feminino, estimulados pelo sucesso da Euro Feminina 2022 e pelo sucesso da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023. A UEFA relata que 96% das jovens participantes “gostam realmente” das sessões, enquanto 94% dos pais recomendariam as sessões a outros pais.

O projeto dá grande ênfase ao “aprendizado baseado em brincadeiras”, que supostamente ajuda a facilitar a entrada das meninas no esporte e gera entusiasmo instantâneo entre uma base de jovens jogadores, usando histórias familiares da Disney, como Frozen ou Moana. A premiada comédia musical da Disney, Encanto, é o filme mais recente adicionado à programação, juntando-se a Os Incríveis 2, Frozen 2 e Moana.

“Estamos muito entusiasmados por ver a expansão do UEFA Playmakers ao longo dos próximos quatro anos e por continuar a nossa parceria com a Disney”, declarou Nadine Kessler, diretora-geral do futebol feminino da UEFA. “Combinar a atividade física com a magia da Disney provou ser uma combinação vencedora para apresentar o futebol às meninas, envolver os pais e dar a cada menina a oportunidade de experimentar a alegria do nosso lindo jogo. Estou animado para ver o surgimento de jogadores de futebol profissionais no futuro, que podem traçar seu amor pelo futebol desde a primeira sessão do Playmakers.”

“O UEFA Playmakers inspirado na Disney tem sido uma colaboração tão brilhante que foi óbvio continuar o programa por mais quatro anos. Tem sido muito gratificante ver nossas fortes personagens e histórias femininas, como Moana e Frozen, sendo uma força para o bem, inspirando famílias e crianças a se tornarem mais ativas e a darem início ao amor pelo futebol”, disse Nicole Morse, vice-presidente de marketing de marca e franquia da Disney EMEA. “O feedback das meninas, pais e treinadores tem sido muito positivo e estamos ansiosos para envolver novos públicos com a nossa narrativa, começando com a nossa nova história do Encanto, que vai ao ar em 47 associações nacionais em toda a Europa.”

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.