UEFA divulga detalhes do ecossistema de competições de clubes femininos

A Liga dos Campeões Feminina adotará um novo formato, com a UEFA também anunciando uma competição de segunda divisão


Por Redação

17 de dezembro de 2023

UEFA divulga detalhes do ecossistema de competições de clubes femininos (Foto: Steffen Prößdorf)

A UEFA divulgou mais detalhes sobre a sua reforma na Liga dos Campeões Feminina e a sua nova competição eliminatória de clubes femininos, ambas as quais entrarão em vigor na temporada 2025/26. A UEFA afirmou que “ambas as competições foram desenvolvidas com o objetivo de aumentar a competitividade e maximizar a participação, ao mesmo tempo que considera as restrições do calendário e a carga das jogadoras.”

A Liga dos Campeões será ampliada de 16 para 18 times, com clubes qualificados em suas ligas nacionais. As equipes não enfrentarão mais três adversários duas vezes em formato de grupo – em casa e fora – mas enfrentarão seis times diferentes na primeira fase da liga, disputando metade dessas partidas em casa e a outra metade fora.

Para determinar os seis adversários diferentes, as equipes serão classificadas em três potes de cabeças-de-série com base na sua última classificação por coeficiente de clubes. Cada equipe será então sorteada para enfrentar dois adversários de cada um desses potes, disputando uma partida contra uma equipe de cada pote em casa e outra fora.

Os quatro melhores times da liga se classificarão automaticamente para as quartas de final, enquanto os times que terminarem entre o 5º e o 12º lugar competirão em uma fase eliminatória a duas mãos para garantir seu caminho para as oitavas de final. As equipes classificadas de 13ª a 18ª serão eliminadas.

“A UEFA atribuiu enorme importância ao desenvolvimento do futebol feminino nos últimos anos, fazendo enormes progressos graças a uma estratégia dedicada, a um investimento sólido e a uma paixão por garantir que o jogo seja aberto a todos”, afirmou o Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin. “O novo formato da UEFA Women’s Champions League e a introdução de uma segunda competição são mais uma demonstração deste compromisso e ambas serão competições emocionantes e competitivas que permitirão a mais jogadoras e clubes de todo o continente sonhar com a glória europeia.”

Um objetivo fundamental do novo ecossistema de clubes femininos era construir uma segunda competição que permitisse que mais clubes competissem na Europa e encorajasse mais investimentos a nível nacional, disse a UEFA.

Treze equipes, os terceiros classificados nas ligas nacionais das federações-membro da UEFA classificadas entre 8 e 13 e os segundos classificados das federações classificadas entre 18 e 24, entrarão na competição diretamente, enquanto uma segunda oportunidade será oferecida aos clubes eliminados nas fases iniciais da Liga dos Campeões.

A competição da copa será em mata-mata direto, disputada paralelamente à Liga dos Campeões Feminina. Terá um total de seis rodadas, sendo as rodadas 1, 2 e oitavas de final, quartas de final, semifinais e final, que será disputada em duas mãos (em casa e fora). Os vencedores se classificarão automaticamente para a UEFA Women’s Champions League da próxima temporada.