Mundo

Ucrânia se junta à candidatura europeia para sediar a Copa de 2030

Espanha e Portugal adicionam Ucrânia à proposta de candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030

A Ucrânia se juntará a Espanha e Portugal em sua candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030, após a permissão do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy. De acordo com um relatório publicado pelo jornal britânico The Times, se os países receberem deveres de hospedagem, a Ucrânia – que foi invadida pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022 – provavelmente sediará apenas um grupo da competição, promovendo a ideia de que o futebol pode “reconstruir a esperança e a paz”.

Os países europeus vão enfrentar uma proposta conjunta da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, além de outra proposta conjunta da Arábia Saudita, Egito e Grécia. Porém, a proposta europeia conta com a entrada da Ucrânia e com o apoio da UEFA e do seu atual presidente, Aleksander Ceferin, como trunfos para vencer a disputa. Recentemente, Ceferin declarou estar “certo de que o Mundial de 2030 será disputado em Espanha e Portugal”, acrescentando que “faremos o possível para ajudar dois países que são apaixonados, vivem e respiram futebol, e que têm uma boa infraestrutura.”

A expectativa é de que a inclusão da Ucrânia na candidatura ganhará votos entre as 211 associações membros da FIFA. A Espanha já sediou o torneio em 1982 e, embora Portugal e Ucrânia nunca tenham sediado a Copa do Mundo, ambas as nações sediaram, separadamente, duas finais da Eurocopa – em 2004 e 2012, respectivamente.

A entrada da Ucrânia também é vista como uma forma de tentar neutralizar os planos da Arábia Saudita, que ganhou força em sua candidatura graças ao apoio do presidente da FIFA, Gianni Infantino. A Arábia Saudita está em um grande esforço para sediar os principais eventos esportivos, com a Copa do Mundo de 2030 entre seus principais objetivos. No entanto, a sua proposta deve enfrentar oposição das ligas europeias de futebol, já que provavelmente causaria uma interrupção semelhante a que a Copa do Mundo no Qatar trouxe para a atual temporada.

Artigos Recentes

O impacto do streaming nas transmissões esportivasO impacto do streaming nas transmissões esportivas

O impacto do streaming nas transmissões esportivas

Entenda como o streaming está ajudando as ligas, clubes e organizações esportivas a alcançar novos…

% dias atrás
Estádio do Aston Villa será ampliado para mais de 50 mil lugaresEstádio do Aston Villa será ampliado para mais de 50 mil lugares

Estádio do Aston Villa será ampliado para mais de 50 mil lugares

Clube inglês investirá 100 milhões de libras em reformas na Villa Park; saiba mais detalhes

% dias atrás
O que é o Fair Play Financeiro?O que é o Fair Play Financeiro?

O que é o Fair Play Financeiro?

Entenda as regras que buscam equilibrar as finanças e a competitividade entre os clubes de…

% dias atrás

Saiba quem são os 14 atletas mais bem pagos da história

Ex-jogador de basquete aposentado há mais de 20 anos aparece no topo da lista; Neymar…

% dias atrás

A MLB finalmente conseguirá sair do seu próprio caminho?

O sagrado está sendo sacrificado — e é divertido assistir; saiba mais!

% dias atrás

SIR #30: Da tempestade à dinastia: o Brasil no topo do surfe mundial

Nesta edição do Sport Insider Review, vamos falar da era de ouro do surfe brasileiro.…

% dias atrás