A Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (29) envolta de muitas expectativas. Recheada de astros mundiais, como o holandês Memphis Depay e o camisa 10 da seleção brasileira nas últimas três copas do Mundo Neymar Jr, a edição já nasce por si só histórica, afinal, é a 70ª do torneio. Entretanto, se pesquisarmos a fundo, encontraremos mais motivos que tornam o Brasileirão 2025 memorável.
O atual campeão brasileiro Botafogo de Futebol e Regatas, por exemplo, foi o clube que mais investiu em reforços nesta temporada. Ao todo, foram gastos R$ 494,7 milhões em 10 jogadores. Quem também não ficou para trás na última janela de transferências foi o S.E. Palmeiras que contratou o atacante Vitor Roque por 25,5 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões), sendo a compra mais cara da história de um clube brasileiro. Após conquistar o bi do Brasileirão em 2022 e 2023 e se isolar como o maior campeão do torneio com 12 títulos, o Verdão amargou um traumático vice-campeonato na temporada passada e busca dar a volta por cima no que parece ser o último ano de Abel Ferreira no Brasil.
Outro clube que também surge como favorito é o Clube de Regatas do Flamengo. Reunindo oito jogadores que estiveram na Copa do Mundo de 2022 – sendo o recorde desta edição – o time estrelado de Filipe Luís vem encantando a todos neste início de temporada. Já foi campeão da Supercopa Rei e do Cariocão, e deve incomodar a vida dos botafoguenses e palmeirenses ao longo da competição. E se estamos falando do rubro-negro, na há como descartar o assunto “rebaixamento”. Os cariocas fazem parte de um seleto grupo de times que nunca foram rebaixados para a Série B – junto de São Paulo Futebol Clube e Mirassol Futebol Clube. Inclusive, o Leão Caipira fará a sua estreia no Brasileirão 2025, sendo a quinta equipe a estrear na primeira divisão desde o início da era dos pontos corridos, em 2003. A última vez que havia acontecido isso foi há 4 anos, com o Cuiabá Esporte Clube, rebaixado na temporada passada.
Além do cenário esportivo atual, há diversos números e curiosidades que ajudam a contar a história da competição. Por isso, neste levantamento, reunimos estatísticas sobre os maiores campeões e recordistas de rebaixamentos, patrocínios másters e naming rights, além de um panorama sobre a distribuição geográfica dos clubes na Série A e a presença histórica de estrangeiros no torneio. Confira os detalhes a seguir:
Para se aprofundar no Brasileirão 2025, convidamos você a dar uma passada no Linkedln. É uma leitura imperdível para todos os apaixonados pelo esporte. Além disso, não esqueça de assinar a nossa newsletter para ter mais conteúdos como esse.
Notícias relacionadas

Futebol português se torna um dos destinos mais atraentes para investidores
30 de março de 2025