SIR #28: Brasileirão 2025 – números, recordes e curiosidades da 70ª edição do torneio

Nesta edição do Sport Insider Review, vamos falar da Série A do Campeonato Brasileiro. O torneio completa 70 anos em 2025 e promete ser o mais competitivo dos últimos anos. Enquanto Botafogo e Palmeiras fizeram grandes investimentos, o Flamengo busca retomar a hegemonia sob comando do promissor Filipe Luís. Além dos favoritos, o Brasileirão contará com a estreia do Mirassol e um número recorde de clubes nordestinos na elite. No levantamento também abordaremos o crescimento de jogadores estrangeiros no Brasil, a supremacia das casas de apostas entre os clubes brasileiros, e algumas curiosidades e recordes peculiares desta temporada


Por Raphael Fernandes

27 de março de 2025

taça do Brasileirão 2025 Créditos: Nathalia Teixeira

A Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (29) envolta de muitas expectativas. Recheada de astros mundiais, como o holandês Memphis Depay e o camisa 10 da seleção brasileira nas últimas três copas do Mundo Neymar Jr, a edição já nasce por si só histórica, afinal, é a 70ª do torneio. Entretanto, se pesquisarmos a fundo, encontraremos mais motivos que tornam o Brasileirão 2025 memorável.

O atual campeão brasileiro Botafogo de Futebol e Regatas, por exemplo, foi o clube que mais investiu em reforços nesta temporada. Ao todo, foram gastos R$ 494,7 milhões em 10 jogadores. Quem também não ficou para trás na última janela de transferências foi o S.E. Palmeiras que contratou o atacante Vitor Roque por 25,5 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões), sendo a compra mais cara da história de um clube brasileiro. Após conquistar o bi do Brasileirão em 2022 e 2023 e se isolar como o maior campeão do torneio com 12 títulos, o Verdão amargou um traumático vice-campeonato na temporada passada e busca dar a volta por cima no que parece ser o último ano de Abel Ferreira no Brasil.

Outro clube que também surge como favorito é o Clube de Regatas do Flamengo. Reunindo oito jogadores que estiveram na Copa do Mundo de 2022 – sendo o recorde desta edição – o time estrelado de Filipe Luís vem encantando a todos neste início de temporada. Já foi campeão da Supercopa Rei e do Cariocão, e deve incomodar a vida dos botafoguenses e palmeirenses ao longo da competição. E se estamos falando do rubro-negro, na há como descartar o assunto “rebaixamento”. Os cariocas fazem parte de um seleto grupo de times que nunca foram rebaixados para a Série B – junto de São Paulo Futebol Clube e Mirassol Futebol Clube. Inclusive, o Leão Caipira fará a sua estreia no Brasileirão 2025, sendo a quinta equipe a estrear na primeira divisão desde o início da era dos pontos corridos, em 2003. A última vez que havia acontecido isso foi há 4 anos, com o Cuiabá Esporte Clube, rebaixado na temporada passada.

Além do cenário esportivo atual, há diversos números e curiosidades que ajudam a contar a história da competição. Por isso, neste levantamento, reunimos estatísticas sobre os maiores campeões e recordistas de rebaixamentos, patrocínios másters e naming rights, além de um panorama sobre a distribuição geográfica dos clubes na Série A e a presença histórica de estrangeiros no torneio. Confira os detalhes a seguir:


Para se aprofundar no Brasileirão 2025, convidamos você a dar uma passada no Linkedln. É uma leitura imperdível para todos os apaixonados pelo esporte. Além disso, não esqueça de assinar a nossa newsletter para ter mais conteúdos como esse.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.