As principais equipes esportivas profissionais dos EUA viram suas receitas de patrocínio coletivo aumentarem 17,5%, atingindo US$ 6,7 bilhões em 2023, de acordo com uma pesquisa da SponsorUnited. Segundo a pesquisa, as equipes da Major League Baseball (MLB) tiveram o maior aumento na receita de patrocínio, com os ganhos aumentando 23% em 2023. As franquias da MLB se beneficiaram com a possibilidade de vender patrocínios de emblemas de camisa pela primeira vez, o que representou US$ 129 milhões em receita em toda a liga.
Quatorze times da MLB ainda não fecharam acordos de patches de camisa, deixando a porta aberta para novos ganhos no próximo ano. O aumento do envolvimento e do comparecimento dos torcedores também foi creditado pelo crescimento nas receitas de patrocínio da MLB, com a liga vendo seu comparecimento aos estádios da temporada regular crescer 9,6% em relação ao ano anterior.
O influxo de receita que os times da MLB estão obtendo graças aos acordos de patches de camisa pode ser digno de nota para a National Football League (NFL), que ainda não abriu esse estoque de patrocínio para suas franquias. Um estudo realizado pela plataforma de avaliação de patrocínios Turnstile, em setembro, estimou que a NFL ganharia até US$ 673 milhões em receitas caso introduzisse um programa de patrocínio de patches de camisa.
Já as franquias da National Basketball Association (NBA) foram as que mais ganharam em patrocínios de emblemas de camisas, com 25 de seus 30 times arrecadando US$ 216 milhões na temporada 2022/23. Enquanto a Women’s National Basketball Association (WNBA) também obteve o maior número de acordos de patrocínio de qualquer liga esportiva feminina, à frente da Liga MX Femenil e da National Women’s Soccer League (NWSL).
A SponsorUnited também reconheceu o aumento nos acordos comerciais para ligas esportivas femininas, que cresceram 35% em termos homólogos. Além disso, 550 novas marcas fecharam acordos de nome, imagem e semelhança no ano passado, com nomes como a estrela do basquete universitário Angel Reese expandindo significativamente suas marcas pessoais.
A Coca-Cola teve o maior número de acordos de patrocínio com propriedades esportivas globais (938), enquanto a Nike teve o maior número de acordos de patrocínio de atletas, com 280.