Receita de patrocínio de equipes da NFL aumenta 15% em 2023

O Dallas Cowboys ocupa o primeiro lugar na receita total de patrocínio e o Jacksonville Jaguars tem o maior número de negócios


Por Redação

9 de fevereiro de 2024

Receita de patrocínio de equipes da NFL aumenta 15% em 2023 (Foto: Sandro Schuh / Unsplash)

As equipes da National Football League (NFL) arrecadaram coletivamente US$ 2,35 bilhões em receitas de patrocínio nesta temporada, um aumento de 15% em relação à campanha anterior, de acordo com um estudo da SponsorUnited.

O Dallas Cowboys conquistou o primeiro lugar em receita total de patrocínio, enquanto Cincinnati Bengals, Cleveland Browns e Denver Broncos são os melhores times em taxas de crescimento de receita de patrocínio. Pelo sétimo ano consecutivo, o Jacksonville Jaguars lidera a liga em termos de quantidade de acordos de patrocínio, com cerca de 200, apesar de ter o menor número de seguidores em redes sociais entre os times da NFL.

Já em relação aos jogadores, Travis Kelce, do Kansas City Chiefs, e o agente livre Isaac Rochell têm 25 e 27 contratos de marca, respectivamente, o máximo entre todos os jogadores da NFL nesta temporada. Enquanto em relação às marcas, a Nike tem o maior número de acordos de patrocínio (36), seguida pela Madden Series da EA (31), Verizon (30) e Bounty da Procter & Gamble (P&G), com 26. A série de videogame Call of Duty tem 20 acordos individuais, apesar de não ter parceria com a liga.

De acordo com a SponsorUnited, a subcategoria de bebidas energéticas teve um aumento de 400% nos negócios em comparação ao ano passado. Já os negócios para a subcategoria das forças armadas aumentaram 333% em relação ao ano anterior, a categoria governamental aumentou 57% devido às ativações do conselho de turismo e a categoria de vestuário e acessórios subiu 48%.

O relatório do SponsorUnited destaca o contínuo domínio comercial da NFL no mercado esportivo dos EUA. Os gastos combinados da NFL das dez principais categorias superaram as receitas totais de patrocínio da Major League Baseball (MLB), da National Hockey League (NHL), da Major League Soccer (MLS) e da National Basketball Association (NBA), respectivamente. As categorias de ingressos, jogos, automóveis e saúde lideraram nesta temporada, compreendendo mais da metade do crescimento de patrocínio das dez principais categorias de marcas.

“Esta temporada da NFL foi um marco no sucesso comercial, com as receitas de patrocínio de times subindo 15%, para US$ 2,35 bilhões, impulsionadas pelo crescimento do setor-chave nas indústrias de ingressos, jogos, automóveis e saúde”, disse Bob Lynch, fundador e chefe executivo da SponsorUnited.

“Enquanto o Dallas Cowboys continuou sua corrida de mais de 15 anos liderando as receitas gerais de patrocínio de equipes, o maior crescimento percentual ano após ano veio do Cincinnati Bengals, Cleveland Browns e Denver Broncos. Além disso, as quatro equipes dos playoffs geraram coletivamente mais de 250 milhões de dólares em receitas de patrocínio, destacando o imenso potencial comercial do sucesso da NFL”, ressaltou Lynch. “Esses números refletem não apenas a saúde financeira da liga, mas também a capacidade estratégica dessas equipes em capitalizar seu sucesso fora de campo.”